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O empregado de mesa!

Artigo de opinião - INFORMAR 25 de setembro 2015

 

O que é ser empregado de mesa hoje em dia? 

É uma questão que muitas vezes é colocada aos nossos alunos de curso de Restauração, variante Restaurante-Bar, para a qual muitos sentem alguma dificuldade em responder acertadamente. Mas será que para a maioria de nós essa pergunta tem uma resposta fácil? Provavelmente não. Para a maioria de nós um empregado de mesa é apenas aquele “indivíduo” que quando vão a um restaurante está lá para o servir. De facto, estão redondamente enganados. A função/perfil de um empregado de mesa vai muito para além de só servir o cliente, embora é o principal objetivo seja servir o cliente e servi-lo bem, mas o seu trabalho vai muito para além da arte de bem servir.

Em primeiro lugar o empregado de mesa tem de ter capacidade de bem receber e de bem tratar o cliente, sendo a satisfação do cliente o que mais interessa. Um cliente satisfeito tem forte possibilidade de voltar ao nosso estabelecimento, se este não ficar satisfeito quase de certeza que não voltará, bem como não o vai aconselhar a outras pessoas.

Enquanto perfil profissional, o empregado de mesa deve ter a capacidade de organizar todo o serviço de Restaurante-Bar (banquetes, coffee-breaks, welcome drinks, eventos...) além de demonstrar conhecimentos mais alargados na vertente dos saberes, tais como;

- HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)   / HST (Higiene e Segurança no Trabalho);

- Técnicas de comunicação e de atendimento,   normas e regras de acolhimento e de protocolo adequadas ao serviço de restaurante e de bar;

- Processos de transformação dos produtos alimentares (flamejar, trinchar, descascar.); técnicas de empratamento/decoração dos alimentos em sala; técnicas de serviço de vinhos (decantação, abertura de garrafas, temperaturas.), regras protocolares em servir vinhos;

- Deve ter conhecimentos de língua portuguesa, de línguas estrangeiras e de informática aplicada às atividades da restauração;

- Informação turística (tradições, cultura e atrações turísticas, actividades e tipos de turismo presentes na região, gastronomia e doçaria local, factos históricos, arqueológicos, arquitectónicos, arte, cultura, artesanato, parques de diversão/temáticos, eventos, etc.);

- Trabalhar de forma rápida, eficiente e autónoma, mantendo uma  atitude calma, mesmo quando se trabalha sob pressão;

- Facilitar o relacionamento interpessoal com os clientes do restaurante ou do bar, com vista à criação de um clima de empatia;

- Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações de cliente.

Pode dizer-se que um empregado de mesa não é só aquele “indivíduo” que me serve naquele restaurante ou bar, mas sim uma pessoa capaz de ajudar, aconselhar e servir bem, tendo sempre em mente a satisfação do cliente, incentivando-o a voltar, fazendo com que muitas vezes a minha vida de empregado de mesa faça sentido.   

 

Marco Graça

Formador da EHF

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