Pesquisar:

A importância das atividades Físicas

Atividades físicas são os movimentos corporais produzidos pelos músculos, e não apenas os exercícios praticados num ginásio, ou numa corrida. Eles estão presentes no nosso dia a dia, ao varrer a casa, ao caminhar até a paragem de autocarro... e é importante tentar integrar na nossa vida diária, cada vez mais atividades, como por exemplo: utilizar as escadas ao invés do elevador, passear com o cão, ir ao supermercado a pé, fazer jardinagem, entre outras.

A atividade física é fundamental para todos, independente da idade e, quando combinada com uma alimentação saudável, é possível garantir uma boa saúde mental e corporal, um grande bem-estar, e consequentemente, uma alta qualidade de vida. Para além disto, é um dos fatores mais importantes na prevenção, tratamento e/ou terapia de doenças, combate ao sedentarismo e obesidade, criação de estilos de vida saudáveis e na promoção de saúde e bem-estar.

Mas, infelizmente a realidade em que vivemos não é a melhor. Enquanto existem pessoas preocupadíssimas com a alimentação e com o corpo, outras  há que se entregam cada vez mais ao sedentarismo e, consequentemente, à obesidade. Hoje em dia, os exercícios estão cada vez mais reduzidos, devido à tecnologia que substitui práticas que antes dependiam do nosso esforço e, também, pelo tempo (cada vez mais acelerado e escasso),  que obriga a refeições mais rápidas, ou quando o tempo para as atividades físicas é substituído pela televisão, computador, telemóvel, etc.

A escolha da atividade física a realizar deverá respeitar os gostos e necessidades do indivíduo, bem como os seus objetivos e expectativas. Deverão ser contínuas, regulares e não apenas espontâneas e/ou ocasionais (3 a 5 vezes por semana, pelo menos durante 30 minutos). 

Desta forma, o desafio é encontrar uma ou várias actividades físicas e/ou desportivas motivantes, fáceis e divertidas de realizar. Termino com algumas sugestões: caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, dançar, entre tantos outros… seja criativo, seja saudável!

 

Bruno Batista 

Docente da EHF

 

Imagens