Pesquisar:

A língua francesa e o mercado de trabalho

A língua francesa e o mercado de trabalho

O Francês é falado nos 5 continentes e é a língua oficial de 33 países, sendo ainda a língua usada por várias instâncias internacionais. Aprender este idioma é, face a esta realidade, uma escolha que valorizará o currículo de qualquer aluno.

No mundo de hoje, falar apenas uma língua estrangeira não é o suficiente. Um aluno que fale várias línguas vê aumentadas as suas probabilidades de singrar no mercado de trabalho, independentemente da sua área de formação.

Tempos houve em que a língua francesa ocupava o primeiro lugar nos planos curriculares, sendo a primeira escolha dos alunos. Atualmente, esse lugar é claramente ocupado pela língua inglesa (que é de fulcral importância), mas convém não esquecer o peso que a língua francesa tem na Europa e no nosso mundo globalizado.

Na Escola de Hotelaria de Fátima, os alunos de Turismo e de Restauração – Cozinha e Pastelaria têm nos seus planos curriculares a disciplina de Comunicar em Francês. No que toca ao curso de Turismo, é absolutamente determinante saber expressar-se convenientemente em língua francesa, para bem acolher a enorme quantidade de turistas francófonos que visitam a região. Quanto ao curso de Cozinha e Pastelaria, a disciplina integra a componente técnica, pelo que os alunos ficam na posse de conhecimentos relativos à sua área de trabalho, estudando termos técnicos e vocabulário essencial para uma comunicação bem sucedida numa cozinha. São ainda sensibilizados para o facto de, independentemente do lugar que ocuparem numa brigada, ser deveras importante conhecer a língua francesa.

É certo que o saber não ocupa lugar, motivo pelo qual é fundamental o conhecimento de mais do que um idioma, evitando a generalização exclusiva de uma só língua.

Saber Francês poderá constituir-se como o ponto de partida da carreira, garantindo a possibilidade de estágios, participação em eventos internacionais e ingresso no mercado de trabalho fora do país de origem. Com esforço e determinação tudo se consegue!

Humbelina Lopes
Professora da EHF

Imagens