Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima presente na 11ª edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso

Decorreu no passado dia 22 e 23 de fevereiro mais uma edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso em Fátima, que este ano juntou ainda trabalhos do congresso de turismo sustentável CITRyS, tendo tido como país convidado o Paraguai.

Este Workshop Internacional tem mantido a sua realização ao serviço da hotelaria e turismo em Fátima com o propósito de promover a oferta turística existente e debater as principais tendências do mercado.

Ao longo dos anos a Escola de Hotelaria de Fátima tem estado associada, sendo parceira no apoio aos trabalhos. A participação dos alunos nas várias etapas de realização deste Congresso tem a importância de ver as competências profissionais praticadas em contexto real, em ver os alunos a poder integrar equipas reais de trabalho e com isso melhorar a integração no mercado de trabalho. Temos sempre equipas que vão da credenciação ao apoio de sala, bem como a experiência gastronómica realizada num dos jantares proporcionado, que envolve alunos e professores na dinâmica deste grande Congresso. Representa sobretudo um teste à nossa capacidade de organização entre aulas e contexto real e com isso, potenciar as experiências que os alunos vão adquirindo em projetos reais ao longo do curso.

Este ano a participação no Proyecto Joven teve ainda o desafio acrescido à escola, que durante alguns meses foi trabalhando os vídeos nas áreas de estudo dos alunos, que coincidiram também com o tema anual de escola – mostrar a transformação e a tónica artística das profissões destes alunos, na exploração do tema com recurso a vídeo. Foi uma experiência muito dinâmica e que trouxe bastante contentamento nos vários momentos de realização e sobretudo, com empenho dos alunos. Os objetivos pedagógicos foram plenamente conseguidos de forma inovadora.

Proyecto Joven

Apelou aos alunos que pudessem realizar trabalhos sobre os caminhos de futuro para o Turismo Religioso. Nesse âmbito, os alunos foram fazendo reflexões acerca do panorama turístico local e regional, tendo enveredado os seus trabalhos pelo simbolismo, a arte, a natureza, inovação, as tradições, gastronomia, o património e dentro deles mostrando aquilo que é a transformação ocorrida com as suas profissões e a sua visão de novas gerações.

1.º lugar: Turismo é Simbolismo, com as alunas a mostrar o terço como objeto de devoção, indo à procura de quem ainda faz este objeto de forma tradicional.

2.º lugar: Turismo é Amor, com uma viagem em forma de poema, ficcionada com um ramo de flores de amores perfeitos entre Fátima e Alcobaça.

3.º lugar: Turismo é Património, sobre o usos possíveis a dar ao património religioso em ruínas como é o caso da Capela de São Sebastião em Atouguia.

 

Créditos de imagem: Workshop Internacional de Turismo Religioso