Pesquisar:

FRANCISCO QUINTINO E RUI RODRIGUES NA FINAL DO JOVEM TALENTO DA GASTRONOMIA

A Escola de Hotelaria de Fátima participou, no passado dia 08 de fevereiro na final nacional do concurso “Jovem Talento da Gastronomia”. Este ano com a participação de dois alunos da área de Cozinha/Pastelaria na categoria de “Inovação com Bacalhau da Noruega”.

Desde há vários anos que a Escola se associa às Edições do Gosto na dinamização deste evento, não só através da colaboração na organização e logística, como na participação dos seus alunos em diversas categorias a concurso. O Jovem Talento da Gastronomia é um concurso destinado aos jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração (cozinha, pastelaria, bar e serviço de sala. Para além de uma oportunidade para os finalistas evidenciarem as suas competências e saberes utilizando produtos e regulamentos específicos, é também um importante momento de convívio entre participantes e júris. Estes júris integram profissionais de referência na área da restauração em Portugal e que vêm contribuir para o enriquecimento da formação e competências destes estudantes e profissionais.

Em condições adaptadas à realidade e por isso não houve lugar às etapas regionais que habitualmente selecionavam os finalistas, foram selecionados dois alunos na categoria: “Inovação com bacalhau da Noruega”, para o concurso a decorrer na Escola Profissional de Esposende. Estes alunos foram selecionados através do envio de Ficha Técnica do prato que pretendiam confecionar e que o júri considerou com potencial e diferenciadores. Após a seleção dos alunos seguiu-se uma planificação criteriosa dos treinos, materiais, matérias-primas e todos os aspetos que consideraram fundamentais para que, no dia da prova tudo estivesse organizado e sem falhas. Treinar era a palavra de ordem…

Dia da Prova: O Francisco Quintino e o Rui Rodrigues estavam nervosos, mas com a convicção de darem o seu melhor durante as duas horas de prova. O Francisco propôs-se fazer: Bacalhau confitado em azeite aromatizado com crosta de broa e amêndoas, puré de abóbora, pickles de cebola roxa e um pó de azeitona preta; Por seu lado o Rui denominou o seu prato de: “Bacalhau da Avó”. Ambos procuraram recriar saberes e sabores da tradição, mas com toque de inovação nas técnicas a aplicar.

O saldo da nossa participação é bastante positivo pois, apesar de não termos vencido a categoria ficou a experiência que pudemos proporcionar aos nossos alunos, permitindo-lhe a partilhar um pouco das suas aprendizagens na escola, mas também conviver com diferentes stakeholders do setor da hotelaria e restauração.

A participação neste evento permitiu-nos ainda participar no Fórum Jovem Talento da Gastronomia – “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal”, onde um número significativo de profissionais e empresários partilharam as suas experiências e conhecimento através de sessões de demonstração ou entrevistas. As temáticas incidiram não só na área da cozinha, sob a perspetiva de temáticas específicas, tais como o bacalhau da Noruega, a cozinha vegetal, os produtos sazonais, como também na área de bar com demonstrações ao vivo, mas também sobre questões como a saúde mental, os recursos humanos, a sustentabilidade ou a importância do sorriso.

O Fórum culminou com a Entrega de Prémios das diferentes categorias. Parabenizar todos os vencedores, mas em particular ao vencedor da Categoria: “Artes da Mesa ICEL”, Tiago Bispo. O Tiago foi aluno da Escola de Hotelaria de Fátima no período entre 2013/2016 e prosseguiu a sua formação na área. É com orgulho que continuamos a ver crescer os nossos “sempre” alunos.

Imagens