Pesquisar:

ERASMUS ALARGA A ÁFRICA EM PROJECTO PILOTO

Projeto piloto vencedor inclui parceiros de Portugal, Angola e Cabo Verde.

No passado dia 13 de janeiro, a Comissão Europeia divulgou os resultados do programa piloto de mobilidade de Formação Profissional para África, através do qual confirma o seu compromisso em investir em jovens, formação e competências neste continente.
Trata-se de um projecto piloto financiado pela Comissão Europeia e pela União Africana, durante o qual será estudado e documentado o impacto dos intercâmbios e formação entre alunos e professores de 17 países.

O projecto chama-se SAAM (European Alliance for African Mobility) é liderado pelo Centro San Viator (País Basco) e coordenado pela organização espanhola Asociación Mundus. O financiamento total é de 4 milhões de euros, devendo o projeto realizar-se ao longo dos próximos 40 meses.
Na parceria estão incluídas 2 entidades portuguesas, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e a Associação de Ensino e Formação (INSIGNARE) de Ourém/Fátima.

A primeira reunião dos parceiros europeus realizou-se em Bruxelas entre os dias 10 e 12 de fevereiro e todos os membros da parceria terão o primeiro encontro de trabalho em Nairobi no próximo mês de abril. O final do encontro em Bruxelas teve a presença de Deirdre Lennan, a responsável pelo Internacional Cooperation Office na Comissão Europeia, que lidera directamente este projecto.
A expectativa é elevada sobretudo porque este projecto permitirá aferir da viabilidade no futuro de se abrir totalmente às escolas a toda a Africa, bem como da possibilidade do programa Erasmus estender a varias outras regiões do mundo.

Detalhes do Projecto:

A parceria SAAM (palavra africana que significa JUNTOS) é composta por 8 Estados Membro da UE (Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha) e 17 países africanos (Angola, Benim, Cabo Verde, Eritreia, Camarões, Costa do Marfim, Quénia, Libéria, Malauí, Nigéria, Senegal, Sudão, Tunísia, Chade, Mali, Burkina Faso e Gabão).

A parceria integra p.ex. escolas de Cabo Verde, um centro de formação de Angola, as escolas salesianas em África, ONG´s e organizações europeias de formação e ensino profissional.

Este projecto visa apoiar a mobilidade de professores e formadores de ensino e formação profissional, no desenvolvimento de novos currículos e metodologias e no relacionamento com o mercado de trabalho e o envolvimento das empresas no processo formativo. Está previsto que mais de 300 jovens africanos sejam acolhidos em escolas e realizem estágios em empresas europeias, em áreas que vão das tecnologias, engenharias, turismo, hotelaria, ambiente, serviços entre outras.

Está ainda prevista a permuta de 70 professores e formadores europeus e 150 africanos, para nas escolas e centros do outro continente realizarem um “job shadowing”, que lhes permitirá, entre outras coisas, compreender a filosofia, a cultura, os costumes e o sistema de formação do país de acolhimento.

Imagens