Pesquisar:

ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA EM DESTAQUE NA IMPRENSA ESPECIALIZADA FRANCESA

A maior publicação francesa especializada em Hotelaria e Restauração "Lhotellerie-restauration", acaba de noticiar o intercâmbio que tem sido realizado entre a Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Francesa de Lautréamont (Tarbes, região de Lurdes).

https://www.lhotellerie-restauration.fr/journal/formation-ecole/2019-12/1ere-masterclass-numerique-entre-l-ecole-hoteliere-de-fatima-et-le-lycee-lautreamont.htm?fbclid=IwAR327aRq-pdSMpBnlS2jxY013lFQ4Pj--hJNTenJGblu6UwlhVfKtKykTew

Trata-se de uma parceria inovadora que envolveu no primeiro MasterClass digital, os alunos do 1º e 2ºanos do curso de Restaurante/Bar, iniciativa desenvolvida após a celebração de um protocolo com esta escola francesa da região de Lourdes – Lautreamont, no passado Abril 2019. Os alunos puderam ter uma aula ao vivo transmitida através de tecnologias, que permitiu haver professores de ambos os lados das fronteiras, Portugal e França, que interagiram no sentido de ensinar os preparos e requisitos de todo um serviço de mesa à francesa.

A etiqueta e o requinte de um mise-en-place foram transmitidos pelo professor Tony de Freitas, lusodescendente naquela escola, e foram praticados do lado de cá em contexto de sala de aula portuguesa com o formador Jose do Vale, nas artes de mesa, também acompanhado pela professora de francês Sónia Pereira. Uma dupla aprendizagem com este projecto que estreita o relacionamento entre ambas as escolas e torna possível uma experiência de ensino ao vivo e online.

Muita da história das artes de mesa foi apresentada e comentada, desde a criação dos talheres até ao uso do cristal e da porcelana aos dias de hoje nas melhores mesas da restauração e hotelaria, dotando assim os alunos de preciosos conhecimentos para as suas áreas de trabalho futuro.

O plano de sessões começou pelas Artes da Mesa (à lá française) e segue numa próxima aula com a descoberta dos queijos e os seus segredos. Este projecto insere-se numa continuidade pedagógica para ambas as escolas e terá futuramente mais sessões no mesmo formato, cuja inovação aprofunda os saberes e o conhecimento ao serviço das regiões.