Pesquisar:

78 alunos da INSIGNARE em estágio no estrangeiro

As Escolas da INSIGNARE foram criadas há 25 anos para ajudar a colmatar as carências de pessoal qualificado no concelho/região, apoiando-os na sua evolução socioeconómica. Desde então, houve uma evolução na sociedade, nas qualificações, nas empresas, nas Escolas. A sociedade atual exige que preparemos os cidadãos de outra forma: devemos formá-los técnica e socialmente para que exerçam a sua profissão, com empenho e competência, em Portugal ou noutro país Europeu. Competências como Saber e o Saber Fazer não estão apenas em Ourém e Portugal - a constante troca de conhecimentos e competências sociais, técnicas e pedagógicas, com escolas similares Europeias, empresas e organizações relacionadas, através do intercâmbio de alunos, docentes e pessoal de apoio, é algo que fazemos há vários anos! 

Assim, as nossas Escolas pretendem dotar os alunos de competências técnicas nucleares e atuais, desenvolvendo a sua adaptação a novas realidades sociais e profissionais, abrir novos horizontes e sensibilizá-los para o raciocínio crítico em decisões fulcrais para o seu futuro pessoal e profissional, não apenas local mas Europeu. 

A participação em estágios internacionais, financiados pelo Erasmus +, é por isso uma ferramenta, entre outras, que operacionalizam o objetivo estratégico de internacionalizar a nossa atividade.

Para tal, iremos enviar 78 alunos, de todos os cursos da EPO e da EHF, e 2 docentes de áreas técnicas (um por Escola), para onze destinos Europeus: Alemanha (Berlim), Espanha (Barcelona, Bilbao, San Sebastian, Sevilha), Estónia (Tallin), Itália (Forli, Foligno, Vicenza), Reino Unido (Belfast e Glasgow) 

Os objetivos principais são:

Para os alunos:

a) Obter, desenvolver e implementar competências técnicas, trabalhando numa organização internacional, complementando a formação recebida, valorizando o seu perfil profissional e adaptando criticamente à realidade nacional novas metodologias de trabalho;

b) Desenvolver competências em línguas estrangeiras, TIC e sociais - iniciativa, autonomia, gestão de tempo, resolução de problemas, trabalho em equipa, capacidade de organização e de comunicação;

c) Tomar consciência prática dos benefícios da cidadania europeia.

Professores:

a) Obter, desenvolver e implementar competências técnicas e linguísticas, bem como o conhecimento de trabalho em empresas com outros modelos de negócio, adaptando pedagogicamente à realidade pedagógica nacional novas metodologias de trabalho; 

Para as Escolas:

a) Assegurar a sua sustentabilidade, pela excelência e atualização dos conteúdos lecionados e qualidade técnica dos docentes;

b) Desenvolver o potencial dos alunos e professores pelas aprendizagens em local de trabalho;

c) Reforçar a cooperação europeia com escolas similares e organizações de relevo para a estratégia definida.

 

OPINIÃO DOS ALUNOS

EHF - Diogo Guarda - 2º ano Cozinha/Pastelaria

"Estágio para o Estrangeiro, no meu ver são as melhores oportunidades que podemos ter enquanto estamos no nosso período escolar!

Sou o aluno Diogo Guarda, estou no 2º ano do curso de Cozinha/Pastelaria, e fui um dos 6 alunos selecionados da minha turma para fazer um estágio internacional, bem como os das turmas de turismo e restaurante/bar.

Vou estagiar para Itália durante 2 meses na cidade de Foligno.

A partir do momento em que soube que tinha sido um dos selecionados fiquei bastante contente e com grandes expetativas em relação ao estágio, isto porque no segundo ano fazer um estágio no estrangeiro é ótimo, tanto a nível profissional como pessoal, pois convivemos com outra cultura, outra língua, adquirimos mais conhecimentos na nossa área, e também é bastante bom para o currículo.

Aconselho vivamente a todos os alunos que queiram seguir hotelaria que se inscrevam na Escola de Hotelaria de Fátima, pois não são todas as escolas que nos dão oportunidades de estágio como esta, e acreditem que não é todos os dias que recebemos oportunidades assim. Mas se um dia receberem, aproveitem-na ao máximo, pois vai ser das melhores oportunidades que vão poder disfrutar!"

 

EPO - Pedro Mateus - 2º ano de Eletrónica, Automação e Comando

"É difícil descrever o quão importante foi ter entrado para a Escola Profissional de Ourém. Desde que aqui entrei, tenho vindo a ter oportunidades únicas. Uma das mais valias da Escola passa pela possibilidade de estagiar fora do país e isso foi uma das coisas que nunca pensei vir a fazer. Por ser aluno do 2º ano do curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, é-me dada a possibilidade de ir estagiar durante dois meses em Berlim, numa empresa que tem como especialidade sistemas elétricos e cujo nome é “Griesbach Elektrotechnik”. Vai ser uma experiência nova para mim e para os meus colegas, tendo em conta que vai ser o nosso primeiro estágio e também por ser na Alemanha. Estou convicto de que vai ser uma ótima experiência, quer em termos pessoais quer profissionais.

Deixo uma mensagem para ti, que ainda não tens a certeza de que escola escolher: podes estar certo que nesta Escola irás encontrar uma família e irás, como eu, ter a oportunidade única de estagiar no estrangeiro, com tudo pago!  Escolhe a EPO. Espero por ti!"