Pesquisar:

Mensagem da Diretora Executiva

EDITORIAL DO INFORMAR - Publicado no Notícias de Ourém a 17 de novembro

 

Este é o primeiro editorial do ano letivo 2023-2024. Mais um ano pela frente na vida destas escolas profissionais, e na vida da comunidade educativa que as compõem. E sobretudo um novo ano na vida dos nossos alunos. Nestas idades tudo fervilha e a vida acontece à velocidade da luz. Temos seguido, à velocidade com que conseguimos, as tendências de comunicação e as redes e ferramentas sociais que fazem parte do quotidiano dos estudantes. Pegamos no que de bom pode ser feito, e decidimos que fossem os alunos a mostrarse como se pode usar um TikTok (o Facebook já era e o Instagram não serve para tudo).

Para o tema anual da Escola de Hotelaria de Fátima, pediu-se aos alunos de cada curso, ajuda na criação de um guião e na concretização de pequenos vídeos onde a ideia é que sejam eles mesmos a mostrar a arte da transformação que a sua profissão opera. No primeiro mês de outubro, os alunos de Turismo estrearam o projeto “ValorizAr-te”, e deram asas à imaginação. A alegoria começa com um vaso de amores perfeitos que cuidadosamente vai de Fátima a Alcobaça e pelo meio é narrada uma história de amor de Dom Pedro e Inês. Tudo escrito e feito por eles. Curiosos? Passem no TikTok da Escola e encantem-se.

No mês de novembro é a vez dos alunos de Cozinha, com vários momentos já lançados, a celebrar o dia do bolinho pois claro, mas também a castanhada preparada por eles, da abertura dos ouriços até à fogueira onde saltaram castanhas ao sal. Em dezembro temos o curso de Restaurante-Bar, nem quero imaginar! A Escola Profissional de Ourém por sua vez, decidiu levar a oficina à comunidade, e terá trabalhos ao longo do ano no tema que chamaram “OficinAr-te”, onde peças ganham vida na transformação operada por alunos e professores, de coisas que aparentemente estariam condenadas à sucata.

Esperem para ver a próxima exposição e perceberão do que estou a falar! Começa assim o ano, com mil projetos e mil ideias a fervilhar nas mentes dos alunos e dos professores, que se dividem para conseguir dar matéria, sem nunca descurar que também nas escolas criamos cidadãos plenos. Não sou só eu que o digo, pois é bom ver o reconhecimento que ganham as escolas consecutivamente em diversas entidades e momentos. Foi o caso do premio mérito e excelência do ensino secundário atribuído pelo Politécnico de Leiria, por termos alunos que ingressam com a melhor média de acesso naquela instituição de ensino superior.

O ensino profissional é uma escolha segura e é uma escolha de excelência, e quem por cá passa sabe que assim é. Bom ano letivo a todos e vamos ao trabalho!

 

Carina João Oliveira

Diretora Executiva

Imagens