Pesquisar:

Alunos da EHF em visita a Itália

Última mobilidade do programa Comenius Codac onde participam Portugal, Turquia, Estónia e Itália, dezoito alunos, quatro docentes. Escola de Hotelaria de Fátima, uma pequena cidade e centro religioso; Chieti, cidade Italiana, 200 kms de Roma, capital Religiosa do mundo cristão, primeira e quarta mobilidade, um programa, algumas viagens, professores e alunos encontram-se, reencontram-se, tornam-se amigos, parceiros, unidos pela língua inglesa, pelas suas tradições e costumes, pela vontade de se descobrirem e desenvolverem as suas competências e habilidades. Sorrisos, lágrimas, ensinar, aprender, dar e receber.

Chegada ao Aeroporto de Lisboa, 5 horas da manhã, primeiras novidades, check-in, sentados no avião, baptismo de voo para alguns alunos, adaptação a novas situações. Roma a cidade, a história, estado do Vaticano, fontes, praças, os pés cansados, alma cheia.
Autocarro, rumo a Chieti, pelo caminho paisagens deslumbrantes, o verde da natureza e o branco da Cordilheira dos Apeninos. As anfitriãs Italianas levam-nos ao Hotel onde jantamos com os parceiros Turcos e Estónios. O cardápio traz pasta, ravioli, queijo, tomate, fruta e bolinhos típicos. Os sentidos de todos estão alerta, novas amizades vão surgir, a comunicação faz-se com fotos e sorrisos.
Liceo Artístico de Chieti, tudo está a postos para a festa, afinam-se de novo os passos e as vozes, novas aprendizagens. A alegria dos alunos, o trabalho em equipa, conhecer, aprender, comunicar, ver, ouvir… a autoconfiança instala-se, trocam-se informações e a semana passa depressa demais. As despedidas são difíceis. É hora de voltar a casa, ao país, à escola, à rotina, de modo novo, diferente, mais autónomos e ambicionando crescer e voltar.

Por: Cristina Oliveira Santos

Imagens