Pesquisar:

ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA CELEBROU O DIA MUNDIAL DO TURISMO

A Escola de Hotelaria de Fátima celebrou no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo com o lançamento do tema anual de escola: “Gastronomia e Turismo Literários”. Este é o tema que a escola se propõe a estudar este ano letivo, e em que o corpo docente elegeu o livro de Miguel Torga – Portugal, como base desse tema anual.

É um livro onde o autor percorre o “país de lés a lés, registando as paisagens, os monumentos, os modos de falar, os sabores do pão e do vinho, a feição das gentes.”, e o seu estudo pretende estruturar ao longo do ano as aprendizagens dos alunos, através das várias disciplinas – sobretudo das áreas técnicas da Cozinha, Pastelaria, Restaurante/Bar e Turismo.

A Escola convidou 3 oradoras para deixar o mote de inspiração aos alunos: Carmen Zita - coordenadora da Biblioteca Municipal de Ourém; Agripina Vieira – diretora do centro de formação dos Templários, e Micaela Durão – vereadora da Câmara Municipal de Ourém. Todas deambularam na conversa à volta dum livro que trouxeram, onde leram excertos e partes que continham fortes referências gastronómicas ou experiências turísticas.

De Laura Esquível a Eça de Queirós, Miguel Torga, Simone Veil ou Saramago, muitas foram as referências e eloquências literárias com que as convidadas presentearam os alunos. No final fica o nosso agradecimento por este dia tão inspirador, na certeza que ler é aprender, e a par com a gastronomia e o turismo faz parte das boas memórias e dos prazeres da vida!