Pesquisar:

Escola de Hotelaria de Fátima vence prémio de melhor Projeto de Inovação&Desenvolvimento nos Hospitality Education Awards

A Escola de Hotelaria de Fátima foi galardoada com um prémio nacional em mais uma edição dos Hospitality Education Awards, os prémios da formação turística em Portugal. A competição é promovida pela Fórum Turismo que distingue projetos, instituições e pessoas, que se destacam no sector da Hotelaria e Turismo.

No dia Mundial do Turismo 2021, decorreu a cerimónia de revelação de vencedores e entrega de prémios, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, estando a Escola nomeada entre os finalistas em 2 categorias, tendo vencido o reputado prémio de I&D.

O prémio foi recebido pela Diretora-executiva da INSIGNARE, Carina João Oliveira, que destacou o mesmo como “um reconhecimento ao trabalho diário de professores, alunos e funcionários que todos os dias fazem acontecer projetos na nossa Escola…este é só mais um, mas não é um qualquer.”

Ao subir ao palco foi referida a abrangência do conceito: Inovação não é só tecnologia nem inventar algo que nunca existiu. A tecnologia é uma ferramenta que podemos, e devemos colocar ao serviço de potenciar aquilo que já existe de bom. E foi precisamente isso que fizemos ao integrar pesquisa e desenvolvimento nesta Rota.”

Não foi esquecido o papel que os profissionais representam neste sector: “é importante conseguir estimular e manter uma cultura de inovação nas escolas…senão nós, então quem?...mesmo num tempo onde há escassez de financiamentos, e onde se torna muito desigual competir com o Estado, demos o melhor de nós mesmos para poder trabalhar estas áreas”.

Na cerimónia de entrega dos prémios esteve também Elisabete Marques, da Direcção Técnico-Pedagógica de Fátima, que coordenou e acompanhou a dedicação, esforço e trabalho dos alunos integrados na Rota Carmelita, e subiu ao palco para receber o galardão I&D pelas mãos de Raúl Revés, diretor da Internacionalização das Escolas do Turismo de Portugal.

O projeto de inovação e desenvolvimento começou precisamente num dia mundial do Turismo, frente ao posto de Turismo em Fátima, onde a escola se comprometeu a acrescentar valor ao território nela integrado e a desenvolver iniciativas de valorização da Rota. Do estudo e integração desta temática nas aulas, surgiram vários produtos gastronómicos, como o “Carmelito” e o “Pão doce de bolota”, como ainda foi feito um modelo desenvolvido de “Passaporte da Rota”.

Os prémios pretendem reconhecer os melhores na educação e formação na área de “Hospitality”, e têm como objetivo contribuir para a dignificação dos profissionais e respetivas profissões, sendo uma competição feita entre escolas profissionais e universidades que lecionem Turismo.  O exigente júri é constituído pelo Turismo de Portugal, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e a Organização Mundial de Turismo (OMT), que efetua a distinção anual que pretende ser uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional.

Imagens