Pesquisar:

ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA GANHA PRÉMIO NACIONAL

A Escola de Hotelaria de Fátima foi galardoada com um prémio nacional numa edição dos Hospitality Education Awards, os prémios da formação turística em Portugal. A edição é promovida pela Forum Turismo e pretende distinguir projectos, instituições e pessoas, que se destacam no sector da Hotelaria e Turismo.

A Escola de Hotelaria estava nomeada entre os 5 finalistas em 2 categorias, tendo vencido o reputado prémio de “Melhor Projecto Educacional”.
O prémio foi anunciado numa gala no passado dia 10 de Dezembro, que dadas as restrições públicas decorreu online, perante uma “plateia” de mais de 150 pessoas.

O prémio foi recebido pela Directora-Executiva de INSIGNARE, Carina João Oliveira, que destacou o mesmo como “um orgulho muito grande, para todos os que desde o momento zero contribuíram para o sucesso desta escola”. O projecto foi baseado no conceito prático de apresentação das “Cozinhas do Mundo”, em que a Escola anualmente apresenta as provas finalistas dos alunos de Cozinha e Restaurante-Bar.

Na cerimónia de entrega dos prémios, destacou que “o conceito de base, o fundo, as raízes do projecto são de dotar os alunos de um modelo prático de treino e experimentação real e concreta dos seus conhecimentos. Acreditamos tanto neste projecto e neste modelo, que está inscrito nos nossos regulamentos mais “sagrados”, o Projecto Educativo e o Regulamento interno. Tem indicadores, registos, metas e objectivos. Tem indumentária e disciplina. Nada é deixado ao acaso. Tem pensamento associado àquilo que se passa depois numa cozinha e numa sala. Não podia ser de outra maneira numa escola de futuro.”

Os tempos marcados pela pandemia não foram esquecidos, ficando o registo daquilo que a Escola de Hotelaria se propõe a manter como marca única na região, especializando o saber-fazer: “Ninguém aprende a cozinhar ou a servir num computador. Ninguém prova o resultado dessa cozinha através de um ecrã como não se serve um cocktail pelo teclado. Por isso estamos cá, com aquilo que é ainda mais valioso nestes tempos: o contacto humano, a arte do saber-fazer…que é insubstituível, e Hospitalidade é isso mesmo.”

Os prémios pretendem reconhecer os melhores na educação e formação na área de “Hospitality”, e têm como objetivo contribuir para a dignificação dos profissionais e respetivas profissões.

O exigente júri é constituído pelo Turismo de Portugal, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e a Organização Mundial de Turismo (OMT), que efetua a distinção anual que pretende ser uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional.