Pesquisar:

O PROJETO INTENT - INTERDISCIPLINARY TEACHING AND TRAINING 4.0 REALIZOU A SUA 3ª REUNIÃO

INTENT, uma parceria Erasmus + KA 2 coordenada pelo Departamento para o Ensino e Formação Profissional do Estado da Renânia do Norte/ Westfalia, da Alemanha, e com a escola profissional I.I.S.S. "MARCO POLO", da Itália; um organismo público regional de apoio às entidades educativas “Vysocina Education“ e a Câmara de Comércio e Indústria „Okresni hospodarska komora Jihlava“, ambos da República Checa; a „ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima“ e a„INSIGNARE - Associação de Ensino e Formação“, ambas de Portugal; e a Associação de Escolas Profissionais do País Basco „Heziketa Teknikoko Elkartea“, de Espanha, teve sua 3ª reunião no dia 5 de novembro. A EPO é a Escola envolvida neste projeto, face à sua vocação industrial.

O projeto visa desenvolver novos módulos de formação para o desenvolvimento profissional de professores e formadores das áreas técnicas / tecnológicas. Devem ser capazes de preparar os seus alunos de forma otimizada para o mundo do trabalho 4.0., através do uso de práticas de ensino e aprendizagem inovadoras e tendo em consideração os requisitos específicos do mundo do trabalho - como a cooperação multidisciplinar, as competências de resolução de problemas complexos, a gestão de interfaces homem-máquina e a segurança cibernética.

Embora a reunião tenha sido realizada online, devido à pandemia, realizaram-se várias tarefas:
• Debateram-se as mudanças no mundo do trabalho e o novo papel dos professores;
• Foi também delineada uma Escola de Verão para professores das áreas técnicas, incluindo propostas para o desenvolvimento de módulos de formação específicos;
• Foi apresentado e discutido um exemplo de ensino e formação interdisciplinar entre os setores técnico e empresarial;
• Questões relacionadas com o funcionamento do próprio projeto foram também trabalhadas.

Imagens