Pesquisar:

MEDALHA DE PRATA NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Samuel Santos alcançou o segundo lugar no campeonato nacional das profissões - World Skills Portugal 2020, na categoria Cozinha, pela Escola de Hotelaria de Fátima. Na prova final de Cozinha que decorreu durante toda a semana de 10 a 14 de Fevereiro em Setúbal, estiveram em prova 11 finalistas de norte a sul do país, sendo todos eles jovens promissores na área da Cozinha.
As escolas Insignare foram apuradas nas provas regionais eliminatórias do Campeonato, realizadas na semana de 19 a 21 de novembro, de 2019, chegando agora ao fim com a subida ao pódio! Noutra categoria, os alunos Romeu Oliveira e Ana Freitas estiveram em prova nacional durante toda a semana, com a Contabilidade e Gestão, pela Escola Profissional de Ourém, tendo as suas provas decorrido com elevado profissionalismo e rigor, sobretudo potenciando momentos de aprendizagem entre pares.
Destacamos ainda o reconhecimento dado ao Chef Yannick Génard, formador da Escola de Hotelaria de Fátima e à Ana Pinho, docente da Escola Profissional de Ourém, que também durante toda a semana estiveram como Júris Nacionais da prova nas respectivas categorias. Valeu a pena o empenho, a dedicação e o rigor com que a competição foi encarada, sobretudo pela preparação de excelência destes jovens promissores em Portugal!

Detalhes do Campeonato:

Estes Campeonatos, pretendem-se amplamente participados pelas escolas e visam aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.
Os campeonatos das profissões são eventos com uma logística pesada, rigorosa e exigente e que não podem ser feito sem apoios. Por isso, o IEFP, I.P. / WorldSkills Portugal que deram corpo a esta iniciativa, contam com apoios empresariais de renome como a  Fanuc, na área da Robótica Industrial; GreenWorld, na área da eficiência energética, georreferenciação e telecomunicações; Multimoto Kawasaki, na área da mecatrónica de motociclos, veículos terrestres e náuticos; a Siemens, na área da eletricidade, eletrónica e automação industrial. Contam nas áreas da Hotelaria com apoio da HHS- Host Hotel Systems na área dos Sistemas de Informação para o Turismo e Hotelaria e do Grupo PIE SA na área da Administração e Gestão; a Expansão York, Famasete, Grandesoft, Haas Portugal, Lincoln Electric, FESTO, L’Oréal e Schneider. A ligação do mundo empresarial às áreas do Ensino é fundamental e por isso estas empresas de referência já reconheceram na WorldSkills Portugal o potencial de excelência que se procura promover através dos seus diferentes eixos de intenção, nomeadamente, o Campeonatos das Profissões.