Pesquisar:

Tertúlia

No passado dia 30 de Maio pais/encarregados de educação, professores e funcionários da Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém participaram numa tertúlia onde se discutiu o tema da relação entre os jovens e as drogas.

A tertúlia iniciou-se com a apresentação das oradoras convidadas – Dr.ª Ana Patrícia e Dr.ª Telma Alves, Assistentes Sociais da Associação Novo Olhar II – partilhando a sua experiência, no terreno, junto de usuários de substâncias psicoativas.

Ao longo da tertúlia partilharam estratégias e comportamentos que os educadores devem adotar para prevenirem que os seus educandos tenham contacto com as drogas. Abordaram-se os procedimentos a adotar pelos educadores no caso de detetaram sinais de alerta que demonstrem que os educandos estejam a utilizar substâncias psicoativas.

As técnicas da associação apresentaram um documentário, que realizaram em festivais de verão, para que as pessoas presentes tivessem uma perceção do ambiente vivido pelos jovens nesses contextos.

No final, houve espaço ainda para uma partilha de sentimentos, receios e medos dos educadores sobre a droga no mundo dos jovens, proporcionando uma aprendizagem e crescimento pessoal em todos os presentes.

Acreditamos que no final todos os presentes receberam ferramentas essenciais para abordar o tema das drogas junto dos jovens de uma forma sincera, descontraída mas ao mesmo tempo séria e responsável.

Helder Catarino – Assistente Social da EHF e EPO

Imagens