Pesquisar:

Alunos da EPO participam em projeto internacional na Polónia

Durante nove dias tivemos a oportunidade de estar integrados num projeto internacional - “See: ME” - na Polónia, apoiados pelo Programa Erasmus + Juventude, com participantes de vários países: Estónia, Itália, Macedónia, Polónia, Roménia, Turquia e, claro, Portugal. Após o primeiro dia, dedicado à viagem, começamos logo a fazer atividades de apresentação, para que todos se ficassem a conhecer um pouco. Assim que as apresentações estavam feitas, atribuíram-nos outras tarefas, em que tínhamos de comunicar com as pessoas dos outros países; fizemos ainda uma atividade muito original e engraçada - um círculo com cadeiras e todos subiram para a sua, em que o objetivo do jogo era, utilizando apenas a linguagem gestual, de forma cuidadosa mover-nos em cima das cadeiras e assim organizar os dias e meses dos nossos aniversários: um pouco difícil mas em equipa conseguimos fazer tudo muito bem.

Todos os dias, a meio da manhã, fazíamos uma pausa, onde todos os países se juntavam e assim fazíamos um lanche em comum. À tarde fazíamos o mesmo mas a cada dia era atribuído um país diferente, dando-nos a oportunidade de provar algo tradicional de todos os países. À noite, o grupo que nos tinha presenteado com o lanche da tarde apresentava-nos um pouco do seu país: assistíamos a vídeos e apresentações. Assim que estas acabavam, dirigíamo-nos para outra sala e aí mostravam-nos danças ou jogos tradicionais.

Nestes 9 dias, realizamos imensas atividades de comunicação, relaxamento, expressão e muitas mais, mas o mais importante para que estas atividades tivessem um bom aproveitamento era a nossa concentração e descontração. Estas atividades serviram especialmente para o projeto final, o teatro de rua. Trabalhamos arduamente, treinamos e erramos muito, fizemos até os próprios convites. No dia do teatro, dirigimo-nos todos até uma praça na cidade e mesmo com a chuva saímos à rua a tocar jambé e a distribuir os convites. Chegou a hora de atuar e correu tudo na perfeição. 

Sem dúvida que foi uma das melhores experiências das nossas vidas. Culturas, pessoas, línguas, hábitos e costumes, tudo diferente mas tudo igual.

 

Texto de Nilton Lopes, Jéssica Lopes, Leandro Simões, Márcia Marta e Filipa Ribeiro

 

 

Opinião dos alunos participantes:

Nilton Lopes - ”Achei esta experiência muito enriquecedora e fez-me evoluir na língua Inglesa!”

Jéssica Lopes - “Gostei muito desta experiência pois aumentou as minhas capacidades de comunicação e diminuiu alguns dos meus medos.”

Leandro Simões - ”Achei esta semana espetacular. Foi muito gratificante, tanto em termos de obter conhecimentos de culturas diferentes, como de fazer novas amizades e desenvolver o inglês.”

Márcia Marta - “ Esta semana foi muito enriquecedora não só a nível de conhecimentos, mas também melhorou bastante a minha capacidade de orientação.”

Filipa Ribeiro - “Esta semana foi a semana mais enriquecedora da minha vida tanto a nível pessoal como a nível profissional.”

 

 

Imagens