Pesquisar:

Alunos da EPO vencem Prémio Europeu

O Prémio Europeu para a Cidadania, Segurança e Defesa 2017, atribuído anualmente pela Associação CIDAN - Civisme Défense Armées Nation e pela Associação Europeia Interparlamentar de Segurança e Defesa, com o apoio da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, e sob o Alto Patrocínio do Conselho Europeu, foi atribuído ao projeto “The Road of the Citizen in the Mirror of History”. Este projeto foi coordenado pelo Instituto Lituano “Casa das Artes e Educação” e teve a participação da INSIGNARE, através da Escola Profissional de Ourém. Contou ainda com parceiros da Hungria e Montenegro. O Prémio foi entregue aos representantes da parceria durante o 16º Congresso Europeu de Segurança e Defesa, que decorreu recentemente em Berlim.

Este projeto decorreu durante todo o ano de 2017, com a participação de alunos da EPO em encontros internacionais na Lituânia, Hungria e Montenegro, além do acolhimento final em Ourém. O seu principal objetivo foi lembrar aos jovens que os Direitos Humanos não devem ser considerados como garantidos. A pertença à União Europeia ajuda a defender esses direitos e a que se sintam mais seguros do que no passado, quando as nações estavam isoladas.

Em Portugal, os nossos alunos envolvidos gravaram entrevistas a personalidades concelhias que lhes detalharam o dia a dia da vida em ditadura, incluindo a prisão por motivos políticos, a censura, a falta de liberdade de expressão e a proibição de viagem para o estrangeiro. Pesquisaram ainda sobre os regimes repressivos Europeus do século XX e editaram um vídeo, o qual foi exibido nas diversas reuniões internacionais. Nestas, além da visualização e debate sobre os vídeos dos diversos países, visitaram locais símbolo dos regimes repressivos desses países e representaram pequenas peças de teatro onde os Direitos Humanos eram o tema central.

Imagens