Pesquisar:

O DIA DO PERFIL DO ALUNO EM DESTAQUE NA EPO

> Luís Santos

Curso de Produção em Metalomecânica | 2013/2016

São várias as características que temos de evidenciar para facilitar a nossa integração no mercado de trabalho. É preciso ser pontual,  mostrar envolvimento pelo que se está a fazer, mostrar interesse em aprender mais. 

Destaco ainda 4 características que me parecem fundamentais: SER HUMILDE - não pensar nunca que se sabe tudo, ou que, enquanto estagiário, se sabe mais que pessoas que já trabalham na área há muito tempo; SER HONESTO - ter a capacidade de ser verdadeiro, saber dizer que errou e assumir esse erro; SER EMPENHADO - mostrar que não tem medo de trabalhar, mesmo que mandem fazer uma coisa que não tem nada a ver com a sua área de formação; TER OBJETIVOS E SONHOS E LUTAR pela sua concretização diariamente.

 

> Joana Preto

Curso de Gestão | 2013/2016

A EPO incutiu-me vários valores morais que me ajudaram a tornar a pessoa que sou hoje, tanto a nível profissional como a nível pessoal. A responsabilidade, a humildade e o saber estar foram alguns deles. Eu tive duas grandes experiências que a EPO me proporcionou: A viagem de duas semanas a Londres e o estágio de dois meses na Escócia. Ambas me fizeram crescer, desenvolver as minhas capacidades linguísticas e culturais e permitiram-me conviver com pessoas de outros países, saindo da minha zona de conforto, o que é bom pois faz-nos perceber que por vezes, na vida, isso vai acontecer e nós temos que estar preparados para enfrentar essas adversidades. Aos alunos o melhor conselho que posso dar é: esforcem-se e foquem-se no vosso futuro! Aprendam tudo o que os professores vos ensinam e não desvalorizem certas disciplinas que, a vosso ver podem ser “menos importantes”, pois todas são importantes.

 

> Maryli Henriques

Curso de Gestão | 2012/2015

A EPO ajudou-me a ser mais responsável e incrementou-me uma série de valores, não só a nível pessoal como profissional. Ensinou-me que a responsabilidade, a persistência, o esforço e querer sempre mais são dos valores mais importantes para o sucesso. A melhor experiência que a EPO me proporcionou foi, sem dúvida, a oportunidade de estágio internacional no 2ºano, na Escócia e a interação com os alunos de França, Espanha, Turquia e Itália, durante as mobilidades. Aproveito para deixar dois conselhos que acho muito importante para o futuro: continuem a querer saber mais, não me refiro apenas à vossa área de estudo mas ao mundo em geral, pois estamos num mundo de constantes mudanças a nível tecnológico, político e todas as áreas envolventes. O meu segundo conselho é: “vistam a camisola” na empresa onde trabalham, tenham orgulho do vosso trabalho, seja qual for a sua profissão futura, não se acomodem e queiram conquistar sempre mais.

 

> André Antunes

Curso de Produção em Metalomecânica | 2011/2014

Acredito que às vezes temos de dar mais valor às pequenas coisas que a vida(escola) nos dá (exemplo: Saberes.IN), pois fizeram de tudo para nos tornarmos uns homenzinhos e conseguiram. Mas não basta querer, temos de ir à luta todos os dias porque cada dia é uma batalha e mais tarde iremos certamente ser recordados por nunca desistirmos.

Na EPO tínhamos tudo ao nosso dispor todos os dias, máquinas novas, esclarecimento de dúvidas (sim pode-se dizer que todos os dias porque os professores arranjavam sempre um tempinho para nós).

Se pudesse voltar atrás e trabalhar para melhorar o meu desempenho, certamente daria tudo o que conseguisse pois acredito que só os dedicados alcançam os seus sonhos e objetivos!

 

> Tony Cardosa

Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos | 2008/2011

Na EPO, além de toda a vertente técnica do Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos que frequentei, aprendi a lidar melhor com pessoas, tanto com colegas como com professores, dentro e fora de aulas. Tive oportunidade de viver vários momentos na EPO que guardo com carinho, mas as melhores experiências foram na sua maioria relacionados com as atividades extracurriculares em que estive envolvido: a campanha de sensibilização e incentivo à ação para a Eficiência Energética, que fizemos pelas várias freguesias do concelho associada ao Projeto EDP Twist, a cerimónia em que hasteei a primeira “Bandeira Verde” que a Escola Profissional de Ourém recebeu, depois de um ano de muito trabalho de todo o grupo Eco Escolas, e ter sido o primeiro Aluno do Mês. O estágio curricular é, na minha opinião, uma das fases mais importantes de todo o curso, não só por ser o primeiro contacto que cada aluno tem com o mercado de trabalho como também por ser uma excelente oportunidade para começar logo a trabalhar. Dediquem-se e lutem para atingir os vossos objetivos!

 

> Francisco Marques

Curso de Eletrónica, Automação e Comando | 2013/2016

A EPO ensinou-me a respeitar e dar valor às pessoas que estão à minha volta, a trabalhar, a ser positivo e a não desistir. A nível profissional deu-me conhecimentos na área na qual atualmente trabalho e continuo a estudar. As bases adquiridas na escola foram realmente úteis, tanto no trabalho como no ensino superior, ensinou-me também métodos e conceitos de trabalho que atualmente uso. Creio que o respeito e humildade que tive perante a empresa e as pessoas que nela trabalham, assim como o trabalho realizado e o espírito de querer aprender mais e desenvolver trabalho profissional, me ajudaram a conseguir trabalho na empresa onde estagiei.

 

> João André Silva

Curso de Design | 2013/2016

A EPO ajudou-me a ser mais responsável, a perceber a importância do mercado de trabalho e de como devemos ser profissionais para Alcançar o Sucesso. Também me ajudou a desenvolver o “bichinho empreendedor” dentro de mim, pois alargou-me os horizontes proporcionando-me excelentes experiências no mercado de trabalho. Aos atuais alunos aconselho que aproveitem o apoio dos profissionais que estão ali diariamente empenhados no vosso sucesso e que se empenhem para tirar boas médias, para que quando terminarem o curso tenham mais facilidade na procura de emprego na área.

 

E as entidades empregadoras, o que dizem?

 

> Joana Frazão 

     Fravizel - Equipamentos Metalomecânicos, SA

Quais são as características que os alunos EPO têm que os destaquem como estagiários e ou colaboradores?

Os alunos da EPO vêm dotados de competências técnicas e pessoais muito importantes para a nossa organização. Nomeadamente, a nível técnico conhecimentos de eletricidade, hidráulica, pneumática e gestão. A nível comportamental, a adaptabilidade, compromisso e orientação para o cliente é algo muito presente nos jovens desta instituição. O facto de desenvolverem isso na escola traz muitas mais valias à adaptação no dia-a-dia do trabalho, permitindo uma evolução e uma aprendizagem a uma velocidade superior.  

Velocidade e Adaptabilidade as palavras chave da atualidade (Indústria 4.0). 

 

> Bruno Pereira

     Domusnet Informática, Lda e Ex-aluno da EPO

Como é que a EPO te ajudou a desenvolver a vertente empreendedora?

A EPO na década de 90, data em que eu a frequentei, não era a escola que é hoje! No entanto, já era uma escola com metodologias de ensino criativas, de recursos tecnológicos modernos e adequados à realidade e à data. Apesar da grande evolução tecnológica, há vinte anos era já uma escola que preparava os seus alunos para o mercado de trabalho, com experiências em sala de aula extraordinárias, diferenciadas e com estágios curriculares ao longo do percurso educativo. Toda esta metodologia de ensino/experiências, ajudaram-me a desenvolver uma vertente mais dinâmica e empreendedora. A proatividade dos professores também foi uma das ferramentas fundamentais no meu sucesso como aluno e consequentemente no mundo empresarial. “A missão de uma escola será sempre formar alunos para o mundo”, e nessa vertente a EPO é líder destacado. 

 

Quais as características positivas evidenciadas pelos alunos da EPO quando realizam estágio?

Os alunos da EPO destacam-se pela forma de saber estar fantástica, um querer aprender mais constante e demonstram um grande interesse a todos os níveis. É de salientar, o grande à vontade e sentido de responsabilidade que empregam em todas as tarefas. Demonstram que o conhecimento adquiridoé uma ferramenta fundamental nos estágios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens