Pesquisar:

Artigo de opinião António Oliveira, Formador da EPO

Artigo de opinião - INFORMAR 24 de junho 2016

 

Após concluir o curso de formador comecei a lecionar na Escola Profissional de Ourém, nomeadamente no curso profissional de Produção em Metalomecânica (práticas oficinais) e soldadura. 

Tinha 12 anos quando a paixão de trabalhar o ferro despertou em mim. Com 44 anos de experiência nesta área, e desde 1981 a gerir uma empresa de serralharia civil, jamais pensei que aos 58 anos estaria numa sala de aulas a ensinar aquilo que tanto gosto. 

Na altura em que esta oportunidade surgiu questionei-me muitas vezes se tinha capacidades para tal. Senti que tinha uma grande responsabilidade “às costas”, afinal era algo novo na minha vida, visto que ensinar envolve muita responsabilidade e jamais pensei que um dia viesse a fazê-lo. Porque lecionar é muito mais que explicar matéria. Para mim, lecionar é perceber os alunos, um a um, ajudá-los a evoluir, tanto a nível profissional como pessoal. Achava um desafio lidar com esta geração tão nova, visto que se trata de uma geração não diria complicada, mas diferente. O que exige ainda mais trabalho, dedicação e gosto pela arte de ensinar. 

Pertencer a esta grande equipa da EPO foi e é um grande motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho que faço há imensos anos. Foi uma honra ingressar numa escola que tanto estimo e prezo.  

Hoje em dia ser colega de outros docentes que em tempos estiveram para os meus filhos como eu estou para os meus alunos é algo muito gratificante.  

E foi a meados do ano de 2000 que comecei a pisar o chão destes corredores, mas naquele tempo como encarregado de educação do meu filho mais velho que, na altura, era aluno do curso profissional de Gestão. Em 2007, a minha filha mais nova, após o término do 9ºano, também decidiu continuar os estudos nesta Escola, no curso profissional de Construção Civil, variante de Medições e Orçamentos.  

Apesar de muito diferentes, ambos partilham a mesma opinião acerca desta Escola. Diziam muitas vezes que era uma segunda casa, que se sentiam bem por aqui. Salientam a grande proximidade entre professores e alunos, a dedicação e preocupação que ia muito mais além do ensinar. A minha filha costuma dizer que não olhava para os docentes só como professores, mas também como amigos e conselheiros.  

Para além de ensinar, eu próprio aprendo todos os dias com estes jovens. O meu objetivo para o futuro é melhorar e evoluir sempre.  

O ensino profissional é uma mais valia, tendo em conta que para além das aulas teóricas disponibiliza estágios, aulas práticas, visitas de estudo, e tudo isso é fundamental para preparar estes jovens para o mercado de trabalho. Espero ter contribuído para que a EPO seja, cada vez mais, uma escola oficina.

Como conclusão, gostaria de me direcionar para os jovens. Hoje em dia a vida não é fácil e só os melhores vencem. Por isso, nunca desistam e empenhem-se, deem sempre o melhor de vocês. Acreditem e vão à luta, com humildade.

 

António Oliveira

Formador da EPO

 

Imagens