Pesquisar:

As voltas que a vida dá. Quem diria?

Artigo de opinião - INFORMAR 25 de dezembro 2015

 

Era uma vez uma adolescente insegura, que não confiava nas suas capacidades, nem sequer pensava que iria conseguir passar as fases de seleção para entrar na EPO (sim, fases de seleção, pois os tempos eram outros), quanto mais ser admitida na EPO, como aluna do Curso Profissional de Técnico de Gestão. Resultado, entrou. E depois? Era aquela aluna que passava despercebida, não possuía um desempenho curricular brilhante; mas que não desistia: estudar, trabalhar, um dia e mais um dia. Não foi fácil, no início não estava a gostar, mas desistir não constava no seu dicionário. Era uma privilegiada: tinha sido selecionada, por isso não podia desistir. A EPO tinha algo diferente, existia uma grande proximidade professor/aluno. Teve professores ótimos que contribuíram para a sua motivação muitos deles, sem saberem, (hoje ainda não sabem) eram uns ídolos e queria ser como eles. Sem se aperceber, quando deu por ela, já estava no 3º ano e tinha aprendido a gostar do curso. Mais uma decisão se impunha: “Já estou a terminar, o que vou fazer agora? Prosseguir estudos? E se não entrar, vou trabalhar?”. Mas quis o destino, que fosse estudar.

E passaram doze anos... Quem diria! Regressou à EPO, que faz parte da INSIGNARE - Associação de Ensino e Formação, e que mantém as mesmas bases sólidas. Quando soube que iria ser docente do Curso Profissional de Técnico de Gestão teve uma sensação estranha: Como seria passar a frequentar a sala dos professores e ocupar o lugar de docente na sala de aula?

Também agora os tempos são outros... os comportamentos, as atitudes, os valores são diferentes. Uma nova realidade, um desafio. Talvez, na qualidade de docente consiga entender os alunos, talvez seja um exemplo para os seus alunos, ou não! Se irá conseguir uma carreira na área do ensino, não sabe, só o tempo o dirá! 

A experiência não poderia ser melhor, ser colega de pessoas que admira, custa-lhe não os chamar de professores, visto que aprendeu com eles, sem esquecer os restantes colegas que a receberam de braços abertos, sempre disponíveis para ajudar! 

Obrigada EPO.

 

Carla Vieira

Formadora da EPO

Imagens