Pesquisar:

Alunos da EPO visitam a Polónia

No âmbito do Projeto Comenius Multilateral “Be my Guest”, quatro alunos da turma do 1º ano de Design e dois professores da EPO participaram na 3ª mobilidade que aconteceu na cidade de Koszalin (Polónia), no período de 2 a 6 de junho. Esta mobilidade envolveu seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Turquia e Polónia). 

Antes da ida para a Polónia, decidimos fazer uma breve passagem de dois dias pela cidade de Berlim, para podermos aproveitar e conhecer esta bela capital alemã. Nestes dois dias em Berlim tivemos a oportunidade de visitar a Porta de Brandenburgo; o Reichstag; o Memorial do Holocausto; a Ilha dos Museus; o Muro de Berlim e por fim visitámos o Checkpoint Charlie.
Após estes dois dias, partimos rumo à Polónia, mais propriamente à cidade de Koszalin, onde iríamos conhecer e confraternizar com todas as outras comitivas. Iniciámos a nossa estadia nesta cidade com uma sessão gastronómica, cujo objetivo era a confeção de um prato típico de cada país em que as batatas eram o ingrediente comum a todos. Depois de termos almoçado e termos explorado a escola - ZS nr 1 w Koszalinie - passeámos pela cidade terminando o dia no Bowling, onde nos divertimos em equipas de várias nações e onde cada comitiva apresentou a sua escola/região/país.

No dia seguinte fomos visitar um museu local, onde dois workshops decorreram de forma alegre e dinâmica, sendo que um deles consistia em fazer coroas de flores, tendo por base um ritual que se faz nesta época do ano, aquando do solstício de Verão; o outro workshop tinha como objetivo a preparação de cocktails e cappuccinos decorativos. Depois de almoçar, visitámos um farol junto ao Mar Báltico onde, de uma forma bem divertida, realizámos alguns jogos tradicionais na praia, sempre integrados em grupos com elementos de vários países.
E o último dia de trabalhos já se aproximava. Nesse último dia, fomos visitar uma cidade vizinha (Slupsk), onde conhecemos o Museu no Castelo dos Duques da Pomerânia, assim como visitamos a exposição do pintor polaco Witkiewicz. Depois de termos almoçado dirigimo-nos para um parque nacional onde fizemos uma longa caminhada até à praia. Finalizámos a nossa estadia no restaurante de um lindíssimo Palácio, com um belo jantar e divertimento entre todas as comitivas. A comitiva polaca preparou um momento musical com músicas de todos os países envolvidos no Projeto “Guest”.Já no último dia, na cidade de Koszalin (Polónia), despedimo-nos de todos com um ar triste, pois essa semana foi memorável devido às amizades feitas e por todos os momentos alegres, vividos em conjunto.

Imagens