Pesquisar:

EPO promove o voluntariado com o programa Young Volunteam

A participação da EPO neste projeto surgiu de um convite realizado pela Caixa Geral de Depósitos, em conjunto com as associações Sair da Casca e Entreajuda, com o apoio da Direção Regional da Educação e do Programa de Juventude em Ação da Comissão Europeia.
O programa Young Volunteam é direcionado para os alunos do ensino secundário e tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a prática de voluntariado enquanto expressão de uma cidadania ativa.

A Escola Profissional de Ourém participa com uma equipa de 12 alunos e uma docente responsável. Este grupo tem à sua responsabilidade a disseminação dos valores do voluntariado junto dos colegas da sua escola, da comunidade envolvente e também junto dos alunos dos 3 ciclos do ensino básico.
Sendo Portugal um dos países da União Europeia onde os jovens são menos ativos a nível do Voluntariado, com apenas 10,7% dos jovens, entre os 15 e os 25 anos a participar em ações de voluntariado, como refere um estudo da Universidade John Hopkins, a equipa da Escola Profissional de Ourém está empenhada em constituir-se como um agente de mudança, uma embaixadora do voluntariado junto da comunidade envolvente.
Assim, e no âmbito deste projeto, a equipa da EPO já realizou algumas formações junto do público mais jovem. Em abril trabalhou este tema com a turma do 3º B da Escola do 1º ciclo Santa Teresa, já em maio com as turmas do 5º B e do 9º C da Escola Básica e Secundária de Ourém.

O feedback das ações foi claramente positivo, com os alunos a envolverem-se no tema com bastante entusiasmo, o que deixou a equipa da EPO muito satisfeita, na certeza de que, de alguma forma, conseguiu contribuir para a construção de um mundo melhor.
Por último, resta-nos agradecer ao Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e ao Agrupamento de Escolas de Ourém a sua pronta disponibilidade para a realização das ações de formação descritas.

Por: Margarida Rodrigues

Imagens