Pesquisar:

ESCOLA PROFISSIONAL DE OURÉM LANÇA TEMA ANUAL

A Escola Profissional de Ourém lançou hoje o seu tema anual de estudo: “Valorizar as Profissões”. Numa aula aberta realizada no Teatro Municipal de Ourém, contamos com a abertura a cargo da Vereadora da Educação, Micaela Durão, o painel empresarial para a Presidente da ACISO - Associação Empresarial de Ourém, Purificação Reis e ainda alguns encarregados de educação de alunos dos nossos cursos.

O tema pretende aprofundar a importância das profissões e a valorização das skills/competências práticas dos cursos que são lecionados na escola.

A Vereadora da Educação Micaela Durão, na sua palestra de abertura, elogiou a forma como está estruturado o ensino profissional e deu exemplos sobre a sua importância. O tema empresarial foi apresentado pela Dr. Purificação Reis da ACISO, que fez uma descrição e uma caracterização do tecido empresarial do concelho de Ourém, nomeadamente a sua distribuição por profissões, setores de atividade, géneros, ganhos salariais médios, localizações empresariais, população ativa, etc. Dando um panorama concreto daquilo que é a base da atividade profissional local.

A segunda parte da aula foi constituída por alguns encarregados de educação dos nossos alunos, que quiseram vir apresentar as suas profissões na primeira pessoa e dar nota do que é o dia-a-dia de um profissional. Tivemos connosco Georgina Pereira - Assistente Social, Catarina Silva – Empresária, Filipe Cortez – Gestor, Sandrina Gomes – Técnica na área da Proteção Civil e Sandra Santos – Administrativa, que começaram também por contar um pouco do seu percurso escolar e profissional, deixando também alguns conselhos aos jovens que se encontravam presentes sobre o futuro e desafios a percorrer no mercado de trabalho. Os seus testemunhos foram inspiradores!

A parte final da Aula Aberta foi realizada sobre o contexto internacional, onde a aluna Alexandra Fernandes, do curso de Design, Simão Sousa, do curso Metalomecânica, Pedro Calado, do curso de Gestão e Miguel Carrilho, do curso de Mecatrónica Automóvel, apresentaram e contaram as suas experiências internacionais. Estes alunos durante os dois a três meses de estágio que realizaram em cidades na Europa, estudaram e praticaram competências profissionais, e partilharam connosco também as suas vivências ao modo como era encarada a profissão lá fora, como foram os seus dias a viver sozinhos e as suas vivências culturais!

Foi uma aula aberta enriquecedora e agradecemos a presença de todos os que connosco quiseram vir valorizar as profissões!