Pesquisar:

Escolas INSIGNARE participam em projetos internacionais em vários países da Europa

“Put yourself in a refugee’s shoes”

Cinco alunas da EPO, acompanhadas por um docente, participaram em Vratsa, Bulgária, na quarta e última reunião do projeto “Put yourself in a refugee’s shoes” ao abrigo do programa ERASMUS +, com escolas congéneres desse país e de Itália, Roménia e Turquia.

As atividades desenvolvidas focaram-se na temática do projeto, os refugiados.  Assim houve visualização de vídeos e posterior debate sobre a situação da Síria, bem como das centenas de milhares de refugiados; workshops sobre programas informáticos de edição multimédia, que permitiram a realização de pequenos clips alusivos à situação dos refugiados em cada um dos países parceiros; finalização da segunda edição da revista do projeto. 

No final dos dias de reuniões e sessões de trabalho houve tempo para visitas a locais culturais e turísticos.

As alunas aprenderam mais sobre este delicado tema, melhoraram a expressão escrita e oral da língua inglesa, cresceram enquanto estudantes e seres humanos, trabalharam a sua autonomia, responsabilidade e social skills, aumentaram em muito o seu leque de amizades, pelo que o balanço é muito positivo. 

  

“Cook Healthy, Eat Healthy, Live Healthy”

 

Na semana de 18 a 24 de março, quatro alunas do curso de Turismo e dois professores da Escola de Hotelaria de Fátima, rumaram a Ryglice, na Polónia, para participarem na 3ª mobilidade no âmbito do projeto Erasmus + “Cook Healthy, Eat Healthy, Live Healthy”, que envolve escolas de Portugal, Polónia, Turquia, Roménia e Itália. Além de todas as atividades subordinadas ao tema da alimentação saudável, os alunos tiveram a oportunidade de participarem em atividades culturais, visitando a casa do Papa João Paulo II, assim como as cidades de Ryglice, Tarnow, Wadowice e Cracóvia.

 

 

“Work Based Learning Summer School”

 

Nos dias 19 e 20 março, a INSIGNARE participou na segunda reunião do projeto “Work Based Learning Summer School”, apoiado pelo programa Erasmus +, em Bilbao, Espanha. 

Esta parceria reúne, além da INSIGNARE, uma associação de escolas profissionais do País Basco; uma associação Europeia de formação intercultural, sedeada em Bruxelas; a direção de educação profissional e de adultos do Governo Regional da Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha; um centro de ensino e formação profissional Francês; uma Escola profissional da Eslovénia; uma cooperativa Italiana que trabalha em educação e formação profissional. Todos têm em comum enviarem os seus alunos para períodos de formação e/ou estágio na Europa.

Todos trabalharam intensamente na criação de uma semana de formação que decorrerá em junho em Bolonha, Itália, destinada a docentes e quadros das escolas participantes. É um dos principais resultados deste projeto, que pretende desenvolver metodologias e instrumentos para a melhoria da preparação, acompanhamento e avaliação dos alunos do ensino profissional que irão vivenciar estágios internacionais na Europa.

 

Imagens