Pesquisar:

A equipa de Chefes

  • José Manuel do Vale - Chefe de Sala

    Iniciou a carreira em hotelaria em Luanda no Hotel KATE KERO, como rececionista.

    Mais tarde, já em Portugal e após o curso Comercial, inicia a carreira profissional no Hotel 3 Pastorinhos como rececionista. Passou pelo serviço militar “marinha” onde se especializou na área de abastecimentos, tendo frequentado ao mesmo tempo o curso de mesa e bar na Escola de Hotelaria do Estoril.

    Voltou ao Hotel 3 Pastorinhos como empregado de mesa e responsável pelo serviço de bebidas, bar e vinhos. Ainda no Hotel 3 Pastorinhos exerceu as funções de chefe de mesa e Diretor de F&B.

    Iniciou o seu percurso como formador na Escola Profissional de Torres Novas, nos cursos de restaurante/bar.
    Atualmente é docente na Escola de Hotelaria de Fátima e supervisor de curso para a área de restauração e bar.

    Lecionou várias ações de formação de mesa e bar, vinhos, higiene e segurança alimentar e serviços de lavandaria
    À parte destas experiências tirou uma Pós Graduação em Gestão Hoteleira (Escola de Hotelaria de Coimbra), frequentou e concluiu com sucesso (tendo sido distinguido como o melhor aluno)  o curso de Escanção “Sommelier” Nível II, e participou ainda em diversos workshops, estágios e outros cursos, sempre numa tentativa de acrescentar saber e experiência, numa procura de aprender mais e melhor com o propósito pedagógico ao serviço da formação.

    Foi sócio gerente do restaurante Avé Maria em Fátima e é sócio gerente do restaurante Paladares igualmente em Fátima.

  • Renato Guiomar - Chefe de Sala

    Iniciou a sua carreira na hotelaria no restaurante Coroa D’Ouro, em Fátima, com apenas 13 anos.

    Em 1996 ingressou na Escola de Hotelaria de Fátima onde desenvolveu o gosto pela área do serviço de mesa e economato. Neste período de três anos teve a possibilidade de conhecer variadas entidades, com as quais colaborava de forma pontual, mas foram os estágios na Nazaré (Hotel Miramar), França (Eurodisney) e Figueira da Foz (Hotel Mercure 4*) que fortaleceram o seu gosto pela área.

    Em 2000 foi convidado a trabalhar na EHF, primeiro como ecónomo e depois como formador, desafio que aceitou de imediato pois era o sítio onde se sentia valorizado e poderia evoluir como profissional.

    Foi também formador em diversas entidades, isto sem nunca ter deixado de colaborar com o parque hoteleiro de Fátima, desenvolvendo serviços de consultadoria e apoio à gestão.
    Licenciou-se em gestão de empresas em curso noturno, permitindo-lhe desenvolver ferramentas comuns entre a gestão e a hotelaria/restauração.

    Atualmente é formador de Restaurante/Bar na Escola de Hotelaria de Fátima, acumulando esta atividade com a direção pedagógico da mesma escola.

  • Marco Graça - Chefe de Sala

    Frequentou a Escola de Hotelaria de Fátima onde concluiu o curso profissional de Técnico de Restaurante/bar em 2003.

    Licenciado desde 2008 em Gestão Turística e Hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologias de Mar (Instituto Politécnico de Leiria) em Peniche realizou vários estágios e serviços em diversas unidades hoteleiras, colaborando nos últimos anos no Grupo Pestana / Pousadas de Portugal. Neste grupo hoteleiro exerceu vários cargos o último como Subchefe de mesa e bar na Pousada Ria.

    Atualmente explora um snack-bar e uma empresa de Catering a par da formação na disciplina de Serviços de Restaurante/Bar na Escola de Hotelaria de Fátima.

  • Yannick Génard - Chefe de Cozinha

    Chefe de cozinha desde 1988.

    Detentor do curso de cozinha/pastelaria em cozinha clássica obtido em França em 1980.
    Ainda em França teve um percurso profissional muito diversificado em frança, passando por restaurantes e hotéis, Escola de Hotelaria e ainda na função pública onde fez os seus primeiros passos como formador em hotelaria. Foi inserido numa comissão para a elaboração de novos exames de cozinha e escreveu artigos para jornais profissionais.

    Em 1999, decidiu procurar novas aventuras e escolheu Portugal como terra de acolhimento para novas experiências profissionais e para obter novos conhecimentos profissionais. Passou por vários estabelecimentos, participou em cursos de aperfeiçoamento ao nível de língua Portuguesa, de gastronomia, higiene e segurança alimentar. Participou em vários workshops gastronómicos.

    Em 2005 obteve o CAP (Certificado de Aptidão Profissional) de formador e desde então tem um gosto imenso em poder partilhar os seus conhecimentos com os outros.

    Colaborou com várias entidades de formação. Trabalhou com o Turismo de Portugal e com a escola de Hotelaria do Estoril e de Santarém.

    Em 2007 iniciou a sua colaboração com a Escola de Hotelaria de Fátima como formador onde ainda hoje tem o prazer de transmitir a sua profissão.

    É para ele um gosto e um prazer ver os antigos alunos realizarem-se e ver os atuais com muito entusiasmo e vontade profissional.

    Atualmente leciona aulas de Cozinha e Tecnologia Alimentar às turmas de 1º, 2º e 3º ano do curso profissional de técnico de Cozinha/Pastelaria.

  • Lisa Silva - Chefe de Cozinha

    Detentora do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria obtido em 1999 ministrado pela Escola Profissional de Leiria.

    Efectou estágio curricular no Hotel Savoy 5* no Funchal – Madeira.

    Iniciou o seu percurso profissional na Albergaria Pedra D´Ouro 4*, passando por outras entidades hoteleiras regionais e nacionais.
    Em 2003 adquire o CAP de formador, iniciando a sua experiência profissional na área da formação. Apartir desse momento descobriu o gosto pela partilha e aquisição de conhecimento e técnicas.

    No decorrer da sua formação profissional foi aperfeiçoando técnicas através da frequência de vários cursos de cozinha e de HACCP.
    É membro de honra na Confraria Pinhal do Rei e participa como júri em Concursos de Cozinha Regional.

    Com vista a alargar os seus horizontes embarcou em experiências além-fronteiras num restaurante, conceituado, em San Sebastian, o Mugaritz do Chef de Cozinha Luis Andoni Anduriz, com duas estrelas Michelin. Neste restaurante efetuou 2 períodos de estágio, em dois anos consecutivos, com o objetivo de aquisição de novas técnicas e enriquecimento profissional e pessoal.

    Atualmente desempenha a função de Chef de Cozinha na Escola de Hotelaria de Fátima onde ministra a disciplina de tecnologia alimentar.

  • Ricardo Raimundo - Chefe de Cozinha

    Iniciou a sua formação de cozinha e pastelaria em 1996 na Escola de Hotelaria de Fátima. Licenciou-se em Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a frequentar mestrado, defende a gastronomia portuguesa e os seus sabores.

    Passou por alguns países em estágios e experiencias profissionais tais como: Suiça, Brasil, e mais recentemente, Inglaterra (Londres), no restaurante Viajante (1* Michelin).

    A cozinha é uma paixão e uma dedicação constante. Tem participado em workshops, em vários concursos e eventos da área da cozinha e gastronomia. Atualmente é um dos concorrentes do concurso chefe cozinheiro do ano.

    É formador na Escola de Hotelaria de Fátima da disciplina de Serviços de Cozinha / Pastelaria, e outras áreas técnicas. Nesta Escola exerce ainda a função de Supervisor do curso técnico de Cozinha / Pastelaria.