Pesquisar:

LANÇAMENTO DO PROJETO EUROPEU JEAN MONNET, LIDERADO PELA INSIGNARE NOS PRÓXIMOS 3 ANOS

Benefícios da União Europeia e os seus impactos diretos na vida quotidiana dos jovens marcam o lançamento do Projeto Europeu Jean Monnet, liderado pela Insignare nos próximos 3 anos.

A INSIGNARE participou ontem, 13 de dezembro, na reunião online internacional de lançamento dos projetos Jean Monnet, promovida pela Agência Executiva Educação, Audiovisual e Cultura, da Comissão Europeia, entidade que gere as candidaturas Erasmus+ centralizadas em Bruxelas.

Esta reunião marca o início oficial do projeto EURO4VET, que será implementado durante 3 anos por um consórcio liderado pela INSIGNARE e que agrupa 7 parceiros: 5 escolas de Educação e Formação Profissional (EFP) de Espanha, Finlândia, Macedónia do Norte, Portugal (INSIGNARE) e Turquia; 1 Instituição de Ensino Superior (a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria); 1 associação europeia de escolas de EFP (Bélgica).

As Redes Jean Monnet no domínio da EFP têm por objetivo apoiar as escolas deste setor e as Instituições de Ensino Superior envolvidas na formação/educação de professores, a fim de aumentar os conhecimentos sobre a forma de ensinar as matérias da União Europeia, desenvolvendo a consciência da cidadania da UE, tanto para os professores como para os alunos.

O nosso projeto prevê atividades coerentes e integradas: a conceção e implementação de 2 cursos sobre competências da UE, um para professores (construído com micro credenciais) e outro para estudantes, ambos visando os benefícios da UE e os seus impactos diretos na vida quotidiana dos jovens. Para melhorar o ensino dos professores e os processos de aprendizagem dos alunos, com a utilização de ferramentas digitais, incluiremos abordagens pedagógicas criativas: uma competição virtual de competências da UE, entre equipas de professores e alunos das escolas parceiras. Como visita de estudo, os professores que participarem no curso e a equipa vencedora do concurso virtual farão uma visita de um dia às instituições da EU, em Bruxelas. Poderão estudar in loco o que só veem nas notícias e nos livros escolares. Serão preparados guiões de entrevistas a decisores políticos da UE, gravados em vídeo, editados e utilizados como material didático sobre temas comunitários. Criar-se-ão também dois kits completos para a celebração do Dia da Europa nas escolas, bem como serão difundidos podcasts mensais sobre temas da UE.

Os parceiros reunir-se-ão presencialmente pela primeira vez no próximo mês de janeiro na Macedónia do Norte.

Imagens