Pesquisar:

EHF ACOLHE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE COMPETÊNCIAS

Na passada semana decorreu a competição internacional híbrida de competências no âmbito do projeto TEF – Tourism Education of the Future, apoiado pelo programa Erasmus+: a vertente online. Esta semana, os nossos alunos de Cozinha/Pastelaria acolheram presencialmente os colegas da International University of Sarajevo, da Bósnia e Herzegovina, e da Apro Formazione, de Itália, para a realização da competição presencial.

O evento começou na terça-feira de manhã quando, após a sessão de boas-vindas, a cargo do Diretor Técnico Pedagógico da EHF, os participantes assistiram a uma animada conferência “A Criatividade na Cozinha”, proferida por Sérgio Fernandes, chef e proprietário do Restaurante Belpaço. De seguida, os alunos foram divididos em equipas internacionais mistas – um por país -, as quais foram desafiadas a criar uma entrada ou um prato principal ou uma sobremesa, assentes na Cozinha Mediterrânea, partindo de uma lista de ingredientes – de referir que desconheciam a lista e que apenas poderiam escolher, de entre as dezenas de opções, até 12 elementos.

A entrada foi designada “O cheiro do outono”; o prato principal de “Rolo de frango à chef”; e a sobremesa “Canoli Vela de Fátima”. Reunidos em sala, preencheram em Inglês os documentos necessários – a caracterização do prato e a requisição detalhada dos materiais e ingredientes necessários.

No segundo dia, “puseram as mãos na massa”, trabalhando em equipa numa das nossas cozinhas de aplicação, e submeteram os três produtos finais à avaliação dos 3 jurados: os docentes / chefs presentes, um de cada Escola participante, cujas conclusões levaram à classificação final. Os alunos praticaram o Inglês, ao trabalharem em equipas internacionais, melhoraram a sua capacidade de desempenho sob pressão e praticaram o raciocínio crítico/criatividade, enquanto se divertiam e vivenciavam experiências inesquecíveis.