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Perspetivar o turismo religioso

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) o turismo religioso é um segmento com elevado potencial que tendencialmente representa cerca de 20% do turismo mundial, o que significa que cerca de 300 a 330 milhões de turistas anualmente apresentam um potencial motivacional religioso/espiritual para se deslocar para destinos com este produto turístico.
No contexto nacional, Portugal recebe cerca de 12 milhões de tu-ristas, na sua maioria em busca de destinos de “sol e praia”, dos quais é possível atrair a médio prazo e tendo em conta a riqueza patrimonial do país, seis a sete milhões exclusivamente para o segmento cultural e religioso.
O Turismo Cultural e Religioso apresenta hoje um reconhecido dinamismo, absorvendo quotas de mercado muito significativas e um potencial de crescimento que supera a média calculada para o mercado globalmente considerado.
Dados oficiais revelam que a seguir ao turismo de negócios e sol e praia, o turismo religioso lidera as estatísticas como o segmento que mais se tem desenvolvido, sendo hoje consensual que “os impactos do turismo cultural e religioso nas economias locais afetam a reconfiguração do uso do espaço e o planeamento das infraestruturas da organização económica”.
Não menos importante, a assunção do reconhecimento deste segmento pelos organismos oficiais ligados ao setor do turismo releva a importância que o mesmo tem no panorama nacional do turismo enquanto vetor estratégico de desenvolvimento. Assim, aos 10 produtos estratégicos inicialmente previstos no anterior PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo), agregou-se mais um produto: Touring Cultural e Religioso.  O PENT define para este produto as seguintes orientações estratégicas: “Reforçar o Touring - Turismo Cultural e Religioso, formatando itinerários experienciais que sejam uma montra da diversidade do património histórico, cultural e religioso e aproveitando celebrações religiosas como tema de promoção”
Foram ainda identificados neste mesmo documento as prioridades de cada região ao nível dos produtos a desenvolver de forma a garantir a eficaz alocação de meios e esforços aos produtos estratégicos e em desenvolvimento para cada região em função da importância atual e do potencial futuro proporcionado pelos recursos disponíveis. Desta forma o Pólo de desenvolvimento Leiria - Fátima deverá assentar numa estratégia de aprofundamento da potenciação dos seus recursos que neste caso se considera o Touring - Turismo Cultural e Religioso.
Neste seguimento, podemos referir que no contexto regional, o ainda Pólo de Desenvolvimento Turístico Leiria/Fátima inserido na Área Turístico-Promocional de Lisboa e Vale do Tejo e que engloba os concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós, apresentam uma riqueza patrimonial, histórica, cultural e religiosa valiosíssima, alguns deles classificados de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e Fátima denominada de “Altar do Mundo”
Fátima tem sido um grande estímulo para o turismo local, nacional e internacional com um nº de visitantes que ascende a cerca de 3,5 milhões (dados refentes a 2011 fornecidos pelo Santuário de Fátima). No ranking dos dez países com mais visitantes de nacionalidades mais distantes temos os E.U.A, o Brasil, a Ucrânia, a Alemanha, a Irlanda e as Filipinas. Do continente europeu aqueles que mais visitaram Fátima de forma organizada foram os espanhóis, seguidos pelos italianos e polacos.
Hoje em dia, o fluxo de visitantes aumentou tanto, que o santuário passou a ser um grande complexo composto de vários edifícios e espaços para oração. Tamanha é a sua importância, que a região inteira se transforma, a cada ano, com a chegada dos peregrinos.
Devido à grande afluência de turistas, a região está dotada de uma enorme rede de alojamentos. Do mais sofisticado, ao mais simples, passando pelos abrigos para pere-grinos, é possível encontrar opções para todas as bolsas.
A recente qualificação das unidades hoteleiras permitiu elevar a qualidade da oferta hoteleira, bem como do destino. O ano 2017 será, sem dúvida, o ponto culminante deste segmento com as comemorações dos 100 anos da Aparições de Fátima.

Marina Pinto
Supervisora Técnica do curso profissional de Técnico de Receção

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