Pesquisar:

A EHF

1. Como surgiu a EHF?

2. Onde posso encontrar a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF)?

3. Que serviços são disponibilizados aos seus alunos e comunidade educativa?

4. Qual é a missão e a visão da EHF?

5. O que significa ser Escola 100% Especializada?

 

 1. Como surgiu a EHF?

A EHF iniciou a sua atividade no ano de 1993, na altura como Pólo de Fátima da Escola Profissional de Ourém onde passaram a funcionar todas as turmas da área de Hotelaria que a EPO dinamizava (na altura apenas as turmas de receção). Com instalações devidamente equipadas para a formação em hotelaria, as áreas dinamizadas aumentaram para outras vertentes como o Restaurante-Bar e a Cozinha-Pastelaria na perspetiva de ir ao encontro das necessidades de técnicos qualificados existentes no mercado de Fátima, um mercado predominantemente hoteleiro. Atualmente ministra cursos na área de Receção, Turismo, Restaurante-Bar e Cozinha-Pastelaria. A INSIGNARE iniciou a sua atividade em 1990 como Escola Profissional de Ourém e foi uma aposta da ACISO e da Câmara Municipal de Ourém que, em conjunto, deram os primeiros passos para a sua criação, que viria a acontecer em 24 de agosto através da assinatura de um contrato-programa com o GETAP, organismo do Ministério da Educação que, na altura, geria as Escolas Profissionais. Desenvolvendo, no início, a sua atividade em instalações provisórias cedidas pela ACISO, orientou desde sempre a sua atuação para a dinamização de cursos em áreas onde se sentia carência de técnicos qualificados. Em 1993, o Centro de Estudos de Fátima junta-se aos promotores ACISO e Câmara Municipal de Ourém. A adesão deste novo promotor permite a criação do pólo de Fátima da Escola Profissional de Ourém onde passaram a ser dinamizados cursos na área da hotelaria e turismo. Em 1999, e porque o Ministério da Educação obrigou à criação de entidades proprietárias das escolas profissionais, nasceu a EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional. Esta associação, sem fins lucrativos, passou a ser a proprietária da Escola Profissional de Ourém e tinha como associados a ACISO, a Câmara Municipal de Ourém e o Centro de Estudos de Fátima (os promotores iniciais), aos quais se juntaram a Região de Turismo Leiria-Fátima e o instituto de Formação Turística (INFTUR). Em 2007, porque se entendeu que o nome “EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional” era demasiado redutor tendo em conta as atividades desenvolvidas para além das do Ensino Profissional, alterou-se a denominação para INSIGNARE – Associação de Ensino e Formação. Em 2010 chega o reconhecimento e dá-se a autonomização do pólo de Fátima da EPO e nasce a Escola de Hotelaria de Fátima.

[Topo]

 

 

 2. Onde posso encontrar a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF)?

Avenida Beato Nuno, nº 208

2495-401 Fátima

Portugal

coordenadas gps: 39.634964, -8.668368

Site: http://www.ehf.pt/

[Topo]

 

 

 3. Que serviços são disponibilizados aos seus alunos e comunidade educativa?

São vários os serviços disponibilizados aos alunos da EHF, de que são exemplo:

a) apoios extra aula nas diferentes disciplinas, todas as quartas feiras à tarde;

b) participação em eventos, campanhas solidárias, concursos e projetos nacionais;

c) realização de formação em contexto de trabalho (FCT) em países da União Europeia (com apoio do programa ERASMUS +);

d) mobilidades bilaterais e multilaterais no âmbito de projetos europeus (com apoio do programa ERASMUS +);

e) Arca Solidária, que dá aos alunos a possibilidade de, diariamente, levar para casa comida que tenha sobrado do almoço no refeitório.

[Topo]

 

 

 4. Qual é a missão e a visão da EHF?

Missão: Formar jovens qualificados, incutindo e valorizando competências pessoais e profissionais, sustentada pela visão de querer ser a melhor escola de hotelaria no território centro de Portugal. Assente em princípios e valores no sentido do crescimento e promoção da exigência, da dedicação pessoal e profissional.

A EHF define-se como escola inclusiva que defende a igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem e integração escolar, assumindo como princípios e valores de atuação:

O respeito por si próprio, pelos outros, pela comunidade escolar e pela relação com o meio envolvente;

A responsabilidade social com a promoção de atitudes de solidariedade e entreajuda em toda a sociedade;

Autonomia, responsabilidade e postura ética nas suas vivências pessoais e profissionais, promovendo a sua transformação enquanto pessoa;

A ecologia e sustentabilidade como prática corrente na comunidade escolar em prol da defesa do meio ambiente e dos recursos naturais.

…Proporcionamos a cada aluno a capacidade de ser proactivo e de ter consciência na sua relação de aprender e conviver com os outros numa sociedade cada vez mais exigente.

 

[Topo]

 

 

 5. O que significa ser Escola 100% Especializada?

A Escola Profissional de Hotelaria de Fátima é uma escola 100% especializada na área da restauração, hotelaria e turismo oferecendo 6 cursos/variantes. Para além da aquisição de conhecimentos e de competências que preparam o aluno para o exercício de uma profissão, a EHF potencia em contextos reais de trabalho a aquisição dos conhecimentos e competências profissionais adquiridos na sua formação teórica e prática e a familiarização dos alunos com variados cenários de trabalho. Uma escola onde se respira e vive a Restauração, Hotelaria e o Turismo em cada gesto que se faça.

[Topo]