Pesquisar:

Gota de Solidariedade

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no oceano. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

Madre Teresa de Calcutá

 Aproxima-se, a passos largos, a época natalícia. Em breve começará a azáfama: compras, promoções, multidões nas ruas e nas lojas, e as habituais campanhas de solidariedade. Menos apelativas para a maioria das pessoas do que as promoções que nos fazem comprar um determinado produto de que afinal nem precisamos, são estas campanhas que fazem, muitas das vezes, a diferença na vida de alguém…

É um facto que, na nossa sociedade, há cada vez menos tempo para a solidariedade. Vivemos numa correria; de casa para o trabalho, do trabalho para casa, passando pela escola dos filhos e, cada vez com mais frequência, esquecemo-nos de olhar para o nosso lado e para as pessoas que, mesmo ali pertinho de nós, precisam da nossa ajuda… 

Enquanto professora, considero que a escola, para além de dever transmitir conteúdos aos alunos, deve promover e ensinar valores como a solidariedade, o respeito pelo outro, a amizade e a entreajuda, entre outros valores igualmente importantes. É essencial sermos capazes de sair um bocadinho do “nosso mundo”, olharmos para o lado e darmos um bocadinho de nós a quem precisa. E mesmo que, às vezes, nos pareça que a nossa ajuda nada signifique ou que em nada poderá vir a mudar uma dada situação, ela poderá ser a gotinha de amor que irá ajudar a encher o coração vazio de alguém… E o nosso coração também!

Isabel Marques
Docente da EPO

Imagens