Pesquisar:

Novos Desafios

Com o começo do novo ano letivo surgem, indubitavelmente, novos desafios. Independentemente das suas origens, do âmbito ou ainda do grau de exigência dos mesmos, o caminho a seguir, de forma a ultrapassá-los é apenas um. Rigor e exigência.

Acredito que professores empenhados e motivados trabalham com mais afinco e o resultado final é superior. Acredito que alunos respeitosos, empenhados e exigentes com eles próprios conseguem exceder-se e atingir resultados académicos muito melhores. Acredito que na base de tudo o que fazemos, tem de estar o rigor e a exigência. Rigor em querermos fazer bem, e exigentes e críticos pelo trabalho produzido. Sei que haverá sempre coisas a mudar, coisas a corrigir, que a perfeição é utópica, mas isso não quer dizer que deixemos de a tentar encontrar. Que seja o Santo Graal do ensino.

Este ano, particularmente sendo uma altura bastante crítica atendendo à sociedade atual e aos problemas que a mesma enfrenta diariamente, há que tentarmos ser diferentes. Pelo menos em atitude! Será o primeiro passo para que no final do presente ano letivo, olhemos para trás e vejamos o quanto evoluímos, o quanto recuperámos, o quanto melhoramos e, porque não, o quanto nos diferenciámos dos demais. Devemo-lo aos nossos alunos e devemo-lo a nós próprios de modo a salvaguardar o caminho traçado há 21 anos atrás.

O ano letivo já começou, e quero aqui saudar e dar as boas vindas aos novos alunos e aos novos professores. Obviamente saúdo de igual forma todos os alunos, professores e funcionários com os quais privámos até então. Saúdo ainda os nossos alunos finalistas, agradecendo o tempo que passaram aqui na escola e desejo-lhes muita sorte quer para os que ingressam no mercado de trabalho quer aos que prosseguem os seus estudos no ensino superior. Bem hajam a todos.

Votos de um excelente ano letivo para todos.

Imagens