Pesquisar:

Escolhas

Cada vez mais dependemos de escolhas. São elas mesmo que, muitas das vezes, ditam o rumo da nossa vida. Quantos de nós, sobretudo em alturas mais complicadas, não nos damos a pensar, que talvez, devêssemos ter optado por outro caminho, por outra escolha.

Acredito também que a nossa felicidade estará diretamente relacionada com a satisfação e aceitação das escolhas que tomamos, sem estar sempre a questioná-las. Certo dia, alguém com uma experiência de vida maior do que a minha e quem admiro disse-me “Por vezes, não importa se decidimos bem ou mal. É importante é decidir e acreditar nessa decisão para a saber defender. Para quem tem funções de decisão não há nada pior do que ser inativo e não decidir, seja o que for”. Hoje, e olhando para essas sábias palavras, observo que tenho tentado fazer o melhor uso possível delas…
Contudo, nem sempre as escolhas são fáceis. Aliás, acredito que com a crescente competitividade existente em tantos setores da nossa sociedade, que essa tarefa assume cada vez mais complexidade e ao mesmo tempo, dúvidas. Mas se isso é preocupante para todos os adultos, o que dizer de um jovem com 14/15 anos, que terminou o ensino básico e tem pela sua frente uma das escolhas mais difíceis da sua vida académica. E como essas dúvidas podem crescer exponencialmente, se não souber todas as vias possíveis. Infelizmente, os cursos profissionais continuam a ser alvo de verdadeiros “mitos urbanos” que muitas das vezes tendem a afastar, inadvertidamente jovens promissores do seu caminho, contrastando com o encaminhamento de outros, com uma total falta de vocação e de perfil.
É por isso que é importante dar a conhecer os mesmos. É por isso que a Escola Profissional de Ourém estará de portas abertas nos próximos dias 13 e 14 de abril, para dar a conhecer a todos os que nos queiram visitar, uma visão prática e muito concreta do que poderão esperar os futuros alunos.
Deixo aqui um convite a toda a comunidade e a todos os leitores, para que não deixem de nos conhecer para poderem ajudar a minimizar a difícil tarefa da escolha dos jovens de hoje, profissionais do amanhã.

Imagens