Pesquisar:

A Gastronomia

Artigo de opinião - INFORMAR 23 de outubro 2015

 

A gastronomia enquanto património é uma arte e privilégio só de alguns, principalmente daqueles que vêm no que se come e no que se bebe uma fonte de Saber. Saber que significa, saborear, apreciar, degustar e, em sentido lato, significa gostar. Portugal desenvolveu uma cozinha própria, distinta, com receitas tradicionais que espelham uma cultura e que evidenciam as melhores matérias-primas. 

Ao defender os produtos genuínos e as especificidades do nosso receituário, a qualidade dos nossos produtos regionais contribuem de forma concentrada e determinante para a sustentabilidade da nossa economia e para o reforço de uma coesão social imprescindível na nossa sociedade. 

A boa cozinha deve ser autêntica e com sabor. Devemos ter preocupação, rigor, disciplina, carinho, amor e alma a pensar no destinatário final de todo o nosso trabalho que é a satisfação do Cliente e do reconhecimento do nosso trabalho reconhecido. 

A gastronomia regional é marcada pela criatividade popular, que em tempos difíceis, na falta de alguns alimentos, enriqueceram outros criando pratos populares, mas de grande sabor. 

Na parte costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco e de peixe, os grelhados de peixe fresco (reconhecido com um dos melhores produtos do mundo pelos grandes chefs de cozinha internacionais) e as caldeiradas suculentas bem como o bacalhau, uma presença constante na culinária portuguesa. 

Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmeros exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho. 

Recuando à minha infância e aos sabores que a minha memória nunca apagou, nem os sentidos das minhas papilas gustativas, retratados através da culinária da minha mãe e posteriormente através da minha formação profissional, deixo algumas sugestões de algumas iguarias com produtos frescos e regionais. 

Na zona de LEIRIA não poderia deixar de dar destaque as famosas e saborosas Morcelas de Arroz, Negritos e Lentriscas assadas na brasa, servidas antes do bacalhau com migas de nabiça e broa. A Chanfana da Chaínça, o Leitão à moda da Boavista e a Fritada dos Peixinhos do Lis, o Cabrito assado no forno a lenha e finalizando com as típicas Brisas do Lis ou os bolinhos de pinhão, normalmente acompanhados pelo licor de leite. 

Imagens