Pesquisar:

Dia Aberto EPO 2010

O Dia Aberto EPO 2010 é uma actividade dinamizada pela Escola Profissional de Ourém que pretende dar a conhecer ao exterior as especificidades do Ensino Profissional e a dinâmica muito própria da Escola Profissional de Ourém.

Este ano, o Dia Aberto EPO 2010, decorreu nos dias 11 e 12 de Março na Escola Profissional de Ourém e organizou-se em diferentes espaços dedicados às várias áreas de formação aqui ministradas.

Em cada área pretendeu-se dar um enfoque maior à componente técnica do curso, no fundo aquela que distingue o Ensino Profissional dos restantes sistemas de Ensino. Pretendeu-se dinamizar actividades práticas que demonstrassem essas mesmas componentes e que suscitassem o interesse por parte dos visitantes levando-os a experimentar e, desta forma, a perceberem que a grande diferença do Ensino Profissional está no Saber Fazer.

Passando agora um pouco por cada uma das áreas inicia-se com a área de gestão cuja organização do espaço permitia visualizar algumas actividades desenvolvidas no âmbito do curso, conhecer o software utilizado nas aulas, ver os alunos finalistas a trabalhar nos projectos finais de curso, conhecer o percurso de alguns dos ex-alunos, e ainda testar os conhecimentos no Jogo da Gestão.

No espaço dedicado ao novo curso de Energias Renováveis aos visitantes era apresentado o curso por um dos alunos do curso, estava patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos (peças mecânicas) no âmbito da disciplina de Práticas Oficinais. Havia ainda uma exposição referente à vertente que está a ser dinamizada, a vertente de energia solar, na qual se poderiam visualizar painéis fotovoltaicos e painés térmicos.

No que respeita ao curso de Construção Civil, este ocupou dois espaços distintos, sendo um destinado à divulgação dos diferentes trabalhos que os alunos podem desenvolver, futuramente, em gabinete, nomeadamente a utilização dos programas de desenho assistido por computador, Autocad e Revit, bem como a realização de Medições e Orçamentos. O outro espaço foi destinado à apresentação do trabalho desenvolvido em laboratório: Análises Granulométricas, ensaios de compressão em provetes cúbicos de betão, etc.

Já a área de informática estava organizada por temas dos quais se destacam o Hardware (demonstração de assemblagem de computadores novos e usados); o Mooding (trabalhos de modificação de computadores executados por alunos); o Watercooling (amostra de componentes de watercooling com o apoio da empresa “Coldzero”); as Redes (equipamentos utilizados na configuração e instalação de redes – bastidores, cablagens…); Sistemas operativos (Linux, Windows, MacOS – demonstração, vantagens e desvantagens); Robótica (demonstração de robots configurados para realização de várias funções); Electrónica (demonstração de circuitos realizados por alunos); Tratamento de Imagem e webdesign (demonstração de utilização de software para aquisição e tratamento de imagem e para criação de animação); Demonstração de alguns projectos finais dos alunos do 3.º ano; Exposição de antenas wireless realizadas por alunos do 2.º ano; exposição de trabalhos de reciclagem de equipamento informático realizados por alunos do 2.º ano.

No que respeita à área de Design estavam patentes exposições de trabalhos de projectos de aplicação de fibras têxteis elaborados na disciplina de Materiais; trabalhos relativos à criação e desenvolvimento de protótipos de candeeiros em folha de polipropileno, elaborados no âmbito da disciplina de Design; e trabalhos de desenho analítico sob o tema “Formas Naturais” e “Figura Humana”, desenvolvidos no âmbito da disciplina de Desenho de Comunicação. Para além das exposições, os visitantes podiam ainda observar a realização de alguns trabalhos que estavam a ser efectuados pelos alunos.

Ainda referente às áreas desenvolvidas em Ourém, o Curso Animador Sociocultural apostou numa interacção muito forte com os visitantes dinamizando diversos jogos tradicionais (corrida de sacos, jogo da corda, jogo das colheres, jogo da malha, jogo das latas, jogo das cadeiras), passeios de andas, entrevistas aos visitantes e alunos da Escola através da Rádio Escola, e realizando animação musical incentivando a participação em Karaoke.

Também a Escola de Hotelaria e Turismo dinamizou um espaço dividido pelas áreas de formação que aí são ministradas. Para a área Recepção e o Turismo simulou-se um espaço de recepção assegurado por uma aluna atrás do qual se expunha um vídeo que pretendia exemplificar a dinâmica de funcionamento de um estabelecimento hoteleiro e de uma agência de viagens. Para o Curso de Cozinha/Pastelaria foi construído um balcão circular ao longo do qual vários alunos realizavam trabalhos demonstrativos do curso. De realçar a demonstração de cozinha molecular que incluía a realização de ervilhas esféricas, mini mozzarelas esféricas, esparguete de parmesão, caviar de melão, ravioli de tomate e azeitonas pretas, azeite sólido e espuma de limão. Na área referente ao Curso de Restaurante/Bar encontravam-se locais distintos de actividades. Uma área dedicada à elaboração de Cocktails na qual os visitantes poderiam, eles próprios, executar um cocktail; um local onde era efectuada a abertura de champagne com sabre; uma área específica dedicada à cozinha de sala; uma outra onde estava a ser aplicada a técnica do carving em frutas e vegetais; um local de decantação e abertura de garrafas com tenaz em fogo; e, por fim, um local dedicado às técnicas do serviço de mesa na qual os visitantes poderiam experimentar o serviço com bandeja.

Imagens