Pesquisar:

Alunos da EPO participam no Concurso Nacional de Leitura 2014

O CNL continua a ser o principal evento de intervenção literária nacional e é, desde há oito anos, coordenado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a DGLAB, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP). 

A presença da RTP e a apresentação a cargo do reputado humorista e mediador cultural Jorge Serafim reforçaram esta aposta na promoção da leitura entre os jovens. E nunca esquecendo a importância da leitura “ nos primeiros anos aprende-se a ler e partir daí lê-se para aprender”!

As obras “O pintor debaixo do lava-loiça” de Afonso Cruz (presente no Concurso e um dos jurados da Prova) e “ A montanha da água lilás” de Pepetela, foram as obras selecionadas para esta fase de leitura; duas deliciosas metáforas sociais, apresentadas com uma pureza irresistível na forma como são narradas. Velem a pena, acreditem!

O Concurso iniciou-se com uma prova escrita e individual e durante estes 45 minutos os professores foram convidados a conhecer o Parque ambiental de Santa Margarida e o Borboletário. Finda a visita e a prova dos alunos seguiu-se um lanche e o anúncio dos 5 alunos que iriam disputar os 2 lugares finalistas, a concorrer (em representação do distrito) à última e 3ª fase do Concurso.

E mais uma vez a Escola Profissional de Ourém fez-se representar, pelo oitavo ano à oitava edição deste Concurso!

Obrigada às alunas participantes: Catarina Gomes, Milena Marques e Catarina Santos.

 

Fátima Lucas

Imagens