Pesquisar:

Primeira MasterClass digital -

Os alunos do 1º e 2ºanos do curso de Restaurante/Bar, participaram no primeiro MasterClass digital em conjunto com o Lycée des Métiers. Esta foi mais uma das iniciativas desenvolvidas após a celebração de um protocolo com esta escola francesa da região de Lourdes – Lautreamont, no passado Abril 2019.

Os alunos puderam ter uma aula ao vivo transmitida através de tecnologias, que permitiu haver professores de ambos os lados das fronteiras, Portugal e França, que interagiram no sentido de ensinar os preparos e requisitos de todo um serviço de mesa à francesa.

A etiqueta e o requinte de um mise-en-place foram transmitidos pelo professor Tony de Freitas, lusodescendente naquela escola, e foram praticados do lado de cá em contexto de sala de aula portuguesa com o formador Jose do Vale, nas artes de mesa, também acompanhado pela professora de francês Sónia Pereira. Uma dupla aprendizagem com este projecto que estreita o relacionamento entre ambas as escolas e torna possível uma experiência de ensino ao vivo e online.

Muita da história das artes de mesa foi apresentada e comentada, desde a criação dos talheres até ao uso do cristal e da porcelana aos dias de hoje nas melhores mesas da restauração e hotelaria, dotando assim os alunos de preciosos conhecimentos para as suas áreas de trabalho futuro.

Este projecto insere-se numa continuidade pedagógica para ambas as escolas e terá futuramente mais sessões no mesmo formato.