INSIGNARE APRESENTA EURO4VET EM EVENTO DA COMISSÃO EUROPEIA EM BRUXELAS
A INSIGNARE esteve presente no evento “Ensinar sobre a UE nas escolas num mundo em mudança”, promovido pela EACEA - Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura, da Comissão Europeia, que decorreu nos dias 8 e 9 de outubro em Bruxelas.
Esta reunião bienal, reúne os principais projetos aprovados na tipologia Ações Jean Monnet, a parte do programa Erasmus+ que visa desenvolver o ensino das temáticas da UE nas escolas.
Com 140 participantes, oriundos dos diversos países da União, partilharam experiências e tentaram propor novas formas de ensinar como a UE é importante para a vida diária dos seus cidadãos.
A INSIGNARE foi oradora do painel sobre as três Ações existentes, cabendo-lhe explicar o que é um consórcio de escolas Jean Monnet, tendo em conta o projeto Euro4VET, o primeiro de escolas profissionais a ser aprovado, em 2023. Dois outros membros do Euro4VET, da Finlândia e da Macedónia do Norte, animaram um dos grupos de trabalho “Ensinar e Aprender sobre a UE”, dedicado ao tópico “Ensinar e integrar o estudo da UE em instituições de Ensino e Formação Profissional”.
O nosso projeto teve ainda oportunidade de ser explicado, destacando-se as duas atividades e os seus resultados, no “Marketplace”, onde foi objeto de muito interesse por dezenas de diretores de escolas e docentes que se deslocaram à capital belga.
Toda esta informação pode ser consultada no site do Euro4VET.