Pesquisar:

"SONHOS COM FORMA E COR" DIÓNIS, NO RESTAURANTE CLAUSTRO MONFORTINO DA EHF

A exposição “Sonhos com Forma e Cor” da Diónis, está patente no restaurante Claustro Monfortino e conta com os quadros de oito pintores, que fazem da pintura um hobbie. Esta atividade “Arte no Claustro” pretende juntar o prazer pela gastronomia com o gosto pela arte, trazendo, todos os meses, um artista ao espaço do Restaurante de Aplicação da Escola de Hotelaria de Fátima, Claustro Monfortino. A exposição teve início no dia 4 de fevereiro e irá estar exposta até ao dia 1 de março.

Sobre os pintores:
Luísa Queirós, enfermeira, com especialização em obstetrícia, nasceu a 30 de novembro de 1939, em Árgea, Torres Novas. Atualmente reside em Fátima. Escolheu como hobby a pintura, que lhe permitiu desenvolver várias técnicas. Passou por vários ateliers, encontrando-se agora com a professora Carla Figueiredo, na Oficina das Artes. da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL.

José Gabriel, nasceu a 2 de fevereiro de 1949, na freguesia de S. C. Serra. Reside em Fátima. Licenciado em Educação Tecnológica e com curso superior especializado em Organização e Administração Escolar, dedicou 36 anos da sua vida ao ensino e à gestão escolar. Agora passa algum do seu tempo, de aposentado, como agente de seguros, a cuidar da sua pequena horta e jardim, a dar umas pinceladas pelas telas e a viajar pelo mundo, conhecendo diferentes culturas e outras gentes. Iniciou o hobby da pintura em 2011 e continua com todo o gosto e prazer na Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL, com a professora Carla Figueiredo.

Mercedes Ferraz Furriel, nasceu a 20 de maio de 1962, em Tomar, freguesia de S. João Batista. Reside em Fátima, desde1993. Licenciada em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade de Lisboa. Exerce a atividade no Laboratório da Drª Susanas Rosas, em Leiria. Tem uma paixão pela pintura, desde sempre. Por convite, é desde 2016 que aprende a desenvolver as várias técnicas na Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL, com a professora Carla Figueiredo.

Filipa Gabriel Lopes Ferraz Furriel, natural de Fátima, nasceu a 23 de dezembro de 1997. Atualmente vive no porto, onde estuda Engenharia Física na Faculdade de Ciências. Começou a desenhar na escola infantil, por incentivo das educadoras. Rapidamente se seguiu a pintura a lápis de cor e a lápis de cera. Com a prática, o jeito foi aparecendo e por isso, o gosto. Ao longo do seu percurso escolar acabou sempre por se destacar na área das artes. Atualmente desenha, entre sessões de estudo, em folhas de rascunho meio usadas e aprende a pintar a óleo com a Carla Figueiredo, cuja disponibilidade e capacidade para guiar os seus alunos no sentido de melhorarem a cada quadro, lhe fazem garantir o seu lugar nas aulas da Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL, sempre que pode.

Fátima Gameiro, natural de Loureira, S.C. Serra. A partir de 2000, iniciou o seu percurso de aprendizagem técnica com o professor italiano Massimo Esposito, que dava aulas em leiria. Em 2005 frequentou a Escola de Artes em lisboa (arte ilimitada). A paixão pela pintura foi crescendo sobretudo quando conseguiu transmitir numa tela expressões e emoções com um sentido mais profundo de estados de alma. Atualmente frequenta a Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL, em Fátima, com a professora Carla Figueiredo. Exposições: 2003, Galeria Rodrigues Lobo, em Leiria; Outubro de 2003. exposição no turismo de Fátima. Exposição coletiva no shopping Fatimae em Fátima.

Fanny Vaz, nasceu em Lisboa, em 1934. Atualmente reside em Fátima. Frequenta, há um ano, a Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL, em Fátima, com a professora Carla Figueiredo, onde criou e desenvolveu alguns quadros com jogos cromáticos e texturais próprios.

Hélia Reis, é natural da freguesia de S.C.Serra, onde reside, Frequentou o ensino básico no Colégio do Sagrado Coração de Maria. É licenciada em Línguas e Literatura Moderna – variante de estudos portugueses e ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professora profissionalizada, dedicou grande parte da sua vida à lecionação das disciplinas de português e inglês (2.º 3.º ciclo e secundário), sem nunca pôr de parte o sonho de retomar, um dia, o que aprendera nas aulas de desenho, no colégio, no ano letivo 1974-1975. No final de 2016 a oportunidade surgiu e integrou a Oficina das Artes, da DIÓNIS, Teatro de Grupo CRL dinamizado pela professora e artista Carla Figueiredo, atividade que mantém até ao presente.

Carla Figueiredo, nasceu em Alcanena, em 1974. Em 2005 concluiu o curso de pintura na SNBA em Lisboa, onde foi bolseira. Participou em várias exposições coletivas, tendo ganho alguns prémios de pintura. Ilustrou alguns livros. Faz retrato por encomenda e dá aulas de pintura A arte sempre esteve presente na sua vida, cresceu a ver o pai a pintar e depressa se desenvolveu uma crescente vontade e curiosidade de experimentar todas as técnicas.