Pesquisar:

Telemóvel na sala de aula para motivar

Um dos temas que mais me fascina, enquanto docente, é a motivação dos alunos para as aprendizagens já que, motivar um aluno é, talvez, um dos aspetos mais importantes e mais difíceis da minha profissão.

Mas como motivar alunos que, aparentemente, só se interessam pelo seu telemóvel, pelas redes sociais, pelos “youtubers”, pelos jogos... ? Julgo que incluir o uso do telemóvel na sala de aula poderá ser uma maneira de transmitir conteúdos de forma mais lúdica e interessante e, por conseguinte, uma forma de motivar os nossos alunos digitais.

Sei que este é um assunto que não reúne consensos mas, a meu ver, este dispositivo pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem que permite utilizar inúmeras aplicações e ferramentas que tornam as aulas mais dinâmicas, apelativas e motivantes para os alunos, tais como a famosa plataforma Kahoot, o Wideo que permite criar pequenos vídeos animados, o Storybird que possibilita a criação de histórias de forma colaborativa, com formato de livro digital entre tantas outras, que muitos docentes desconhecem provavelmente por falta de tempo para explorar estas ferramentas. Através do telemóvel o aluno pode, também, aceder a materiais digitais para investigar sobre um determinado assunto contemplado, ou não, no manual e a dicionários e tradutores que permitem fazer traduções visuais instantâneas a partir de texto, tais como o Google Translate, algo muito útil para nós, professores de línguas. Com efeito são inúmeras as possibilidades que este dispositivo oferece contudo, é preciso precaução e estabelecer regras quanto ao seu uso em contexto de sala de aula já que, facilmente, um aluno pode deixar de realizar a tarefa que lhe foi atribuída e usar este “gadget” para fins menos próprios.

Docente da EHF

Isabel Cordeiro 

 

Imagens