Pesquisar:

Uma decisão segura

Daqui a uma dúzia de semanas (quinze se contarmos com a época dos exames) muitas famílias confrontar-se-ão com um dos mais decisivos momentos no que ao futuro dos seus filhos diz respeito: qual a melhor opção escolar tendo em vista a realidade presente? É incontestável e perfeitamente justificado que, cada um de nós, queira para os seus filhos o melhor do mundo. Assim, e terminado o 3.º Ciclo do Ensino Básico há que pensar, comprometido com a realidade que nos rodeia, qual a opção escolar que melhor garanta o futuro do seu filho, de modo a que ingresse na vida adulta munido de competências técnicas, científicas e humanas, que lhe permitam fazer face a um mundo em mudança constante e acelerada de forma equilibrada, promissora e feliz.

Não são os jovens (na sua maioria), com os seus 14/15 anos, capazes de tomarem uma decisão com esse grau de importância, por si só. É importantíssimo o envolvimento da família.

É aqui que entra a opção do ensino profissional. Uma opção que, apesar de nunca ter sido de 2.ª escolha, tem sido estigmatizada ao longo dos últimos anos. No entanto, é a única opção que poderá garantir o melhor de dois mundos aos jovens de hoje: um role de competências técnicas, científicas e humanas capazes de os preparar para o ingresso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo; as competências científicas necessárias para o ingresso no ensino superior.

Portanto, se o seu filho é um daqueles que, quando terminar a escolaridade obrigatória:

- Não souber bem o que quer, estudar ou trabalhar, a opção do ensino profissional é a opção mais segura;

- Souber que quer ingressar no mercado de trabalho, então a opção do ensino profissional é a única acertada;

- Souber que quer prosseguir estudos ao nível do ensino superior, sabendo a área de especialização, então a opção do ensino profissional é uma forte possibilidade, na medida em que o irá preparar de modo a estar um passo à frente na área técnica do curso escolhido.

Assim sendo, e analisando todas as opções anteriores, ainda tem dúvidas quando à opção segura e eficaz que o ensino profissional lhe apresenta? Eu não!

José Luís Pegada

Diretor do Gabinete de Controlo da Qualidade da INSIGNARE

Imagens