Pesquisar:

Empreendedorismo. Mais do mesmo ou talvez não!

Empreendedorismo. Mais do mesmo ou talvez não!

O tema não é novo, aliás já é muito batido. Nas escolas todos os dias (ou quase todos) os jovens são incentivados a participar em concursos de ideias de negócio ou projeto para fomentar este espírito. O empreendedorismo é necessário? Claro que sim, sem ele o mundo não pula nem avança. A escola é uma incubadora de jovens que têm todo o futuro pela frente e deve acima de tudo ser ela também uma empreendedora.

Inventar algo novo é difícil, mas fazer diferente é sempre possível. Empreender na escola não é só incentivar os alunos à participação em concursos, estes são de facto muito importantes e são um apoio aos professores que suportam estas atividades, mas saberá ela (escola) empreender? 

Aceitar a mudança é fundamental, reconhecer que podemos fazer mais e melhor nem sempre é fácil de admitir. Ouve-se falar de casos de sucesso, assiste-se a tentativas de implementação de trabalhos diferentes, novas teorias e estratégias vão aparecendo, mas muitas vezes, na altura de assumir algo diferente, entre a situação cómoda de fazer mais do mesmo e a situação incerta de assumir o risco, apontamos os “mas” aos casos de sucesso.

O jovem empreendedor é um indivíduo impetuoso e disposto a assumir riscos e a inovar. Os mais velhos, já estabelecidos há muito, não têm só mais cabelos brancos, têm comportamentos mais seguros e ponderados. Cabe assim ao jovem o papel de avançar e ao mais velho (na escola o professor) a responsabilidade de não retroceder.

Ana Pinho
Docente da EPO

Imagens