Pesquisar:

_técnico de receção

 

 disciplinas  horas
 formação sociocultural
 português  320
 língua estrangeira - inglês  220
 área de integração  220
 educação física  140
 tecnologias de informação e comunicação  100
 formação científica
 psicologia e sociologia  200
 economia  200
 matemática  100
 formação tecnologica
 informação túristica hoteleira  450
 administração, contabilidade e legislação  200
 operações técnicas em recepção  350
 comunicar em espanhol  180
 formação em contexto de trabalho (estágio em empresas)  420
 horas totais do curso  3100

_perfil profissional
o técnico de receção é o profissional apto a executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

_tarefas
- efetuar as operações de reserva em função dos pedidos e planificar a ocupação e distribuição dos serviços, bem como prestar - outras informações adicionais;
- efetuar os serviços de check-in, nomeadamente acolhimento de clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, entre outras;
- efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, guarda de bagagem e de valores, etc;
- prestar informações sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- efetuar o check-out, nomeadamente a faturação de consumos internos, pagamentos dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
- assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção de correspondência e outras informações dirigidas aos clientes, chegadas via telefone, fax ou e-mail, acolhimento e comunicação de presença de pessoas externas à unidade;
- colaborar na definição de regras e objetivos de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim.

_saídas profissionais
casas de turismo;
- hotéis;
- comércio;
- meios complementares turísticos.