Pesquisar:

"NATAL NA EUROPA - FÁTIMA 2017" JÁ COMEÇOU

A Abertura Oficial do “Christmas in Europe – Fátima 2017”, aconteceu ontem, dia 3 de dezembro, às 14H30, com uma parada, que iniciou o seu percurso na Praça Luís Kondor, e onde participam todas as escolas envolvidas, entidades convidadas e outras pessoas que por curiosidade acompanharam. O percurso contou com uma paragem na Capelinha das Aparições, para uma saudação e oração e terminou na Tenda, instalada no parque 13 do Santuário de Fátima, onde a Sociedade Filarmónica Ouriense, que acompanhou o percurso, terminou a sua atuação com um animado e muito aplaudido Concerto de Natal.

Seguiu-se a Cerimónia de Abertura Oficial do evento, na qual o Presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, a Vice-presidente da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), Ana Paula Pais, e o Diretor Financeiro da INSIGNARE, Pedro Major, deram as boas vindas aos mais de 120 participantes estrangeiros, agradecendo a sua vinda a Fátima, num evento que marca o encerramento da participação da sociedade civil no Centenário das Aparições, e desejando a todos Feliz Natal.

A Escola de Hotelaria de Fátima é a anfitriã do evento internacional “Christmas in Europe”, que terá lugar em Fátima, de 2 a 7 de dezembro (o evento é aberto ao público de 3 a 5 de dezembro, na tenda instalada no parque 13 do Santuário de Fátima). Este evento, já na sua 26ª edição é promovido pela AEHT e assenta no conceito relacionado com a cultura europeia, onde é possível experimentar a atmosfera de Natal vivida em diversos países da Europa através da sua gastronomia, vinho e tradições culturais.

A edição deste ano conta com a participação de 21 escolas oriundas de 15 países da Europa, num total de 120 participantes, promovendo o aproximar dos jovens dos diferentes países, aprofundando e fortalecendo o conhecimento de línguas estrangeiras, assim como o desenvolvimento de novas formas de melhorar o desenvolvimento social, cultural e turístico numa dimensão internacional, promovendo a mobilidade e os intercâmbios internacionais.

Ao longo da semana haverá uma grande diversidade de atividades, não só para as comitivas, como para o público em geral: exposições de cada escola participante, permitindo aos visitantes conhecer as diferentes realidades natalícias dos países presentes; demonstrações de showcooking; demonstrações de artesanato regional; concerto de Natal; folclore, pinturas faciais e música ao vivo em diferentes momentos; visitas culturais pela região; representações culturais dos usos e costumes, ou outros aspetos que caracterizam o país de origem.

Para organização do evento, a INSIGNARE – Associação de Ensino e Formação contou com o apoio do Município de Ourém, Junta de Freguesia de Fátima, do Santuário de Fátima, da Casa do Povo de Fátima e de várias unidades hoteleiras de Fátima.

O “Christmas in Europe – Fátima 2017” é aberto ao público, de 3 a 5 de dezembro, e por isso convidamos todos a visitar-nos, em Fátima!