Pesquisar:

EHF recebe Chefe de Minas Gerais para troca de experiências com os alunos

No âmbito de um protocolo de colaboração assinado entre a Escola de Hotelaria de Fátima e a Universidade Kennedy de Minas Gerais no Brasil, em junho do ano passado, decorreu no dia 5 de janeiro uma atividade de partilha de experiências direcionada aos alunos de cozinha dinamizada pelo chefe Jackson Cabral, coordenador do Curso de Gastronomia na referida Universidade.

A atividade iniciou com uma sessão na qual estiveram presentes todos os alunos do curso de Cozinha da EHF e que teve como temática a “Gastronomia Mineira, suas origens e contemporaneidade”. 

O Chefe Jackson Cabral falou um pouco das características da cozinha do Estado de Minas Gerais, da sua evolução e das novas tendências, referindo a importância atual de utilizar o alimento no seu todo, sem desperdícios e, da mesma forma, saber como utilizar as sobras limpas (que não foram servidas aos clientes) na confeção de novos pratos.

Pelo meio da sessão partilhou algumas curiosidades da cultura brasileira e trocou opiniões com os alunos acerca da gastronomia de ambos os países referindo que a globalização permitiu a utilização de produtos originais de cada país em todo o mundo e, dessa forma, dar a conhecer aos cidadãos sabores internacionais sem ser necessário passar fronteiras.

Após esta sessão, o chefe de Minhas Gerais fez uma demonstração, direcionada aos alunos do 3.º ano, de confeção de pão de queijo e de cocada de maracujá.

Os alunos assistiram, tomaram notas, perguntaram e participaram ativamente na preparação das duas iguarias enquanto iam conversando sobre algumas características da gastronomia brasileira e portuguesa numa verdadeira e bidirecional troca de experiências.

Esta foi mais uma oportunidade dada aos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima de tomarem contacto com uma gastronomia diferente, com a utilização de outros produtos e com novos sabores. Daqui saíram mais ricos e preparados para incorporarem nos seus pratos novos e diferentes sabores, reinventando, quem sabe, ou juntando os sabores tradicionais portugueses com os sabores tradicionais de Minas Gerais.

Ao Chefe Jackson Cabral fica o nosso agradecimento pela disponibilidade em  partilhar com os alunos os seus vastos conhecimentos.