Pesquisar:

Marcar a Diferença

 Artigo de opinião - INFORMAR 1 de abril 2016

 

O papel dos pais na educação/escolarização dos filhos é deveras importante pelo que a sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem do seu educando é um aspeto fundamental.

A Escola, para além de ser o veículo onde se adquire conhecimento é também um lugar onde os alunos aprendem a desenvolver o seu sentido crítico, falam sobre os seus ideais, demonstram as suas crenças e exibem os seus valores, em ambiente de grupo, o que irá ser determinante na formação da sua personalidade.

Quando a família e a Escola mantêm boas relações as condições para melhor aprendizagem e desenvolvimento do aluno podem ser maximizadas.

Assim, é fundamental que pais e professores desenvolvam estratégias conjuntas e específicas do seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua, sempre com um objetivo único: o sucesso do aluno.

Fornecer aos pais informação e conceitos básicos sobre a evolução e desenvolvimento do seu educando, no que diz respeito à evolução académica, pedir a colaboração dos mesmos para orientar e apoiar os filhos no estudo, acompanhar as tarefas escolares agindo como tutores atuando de forma independente ou sob a orientação do professor, serão algumas estratégias a implementar. 

Já não restam dúvidas, hoje mais que nunca, os pais devem participar ativamente da educação dos seus filhos, tanto em casa quanto na escola.

O sucesso escolar depende em grande parte, do apoio direto e sistemático da família, sendo crucial interligar escola e família para transformar o aluno num profissional de sucesso.

 

Elsa Reis

Docente da EPO

 

Imagens