Pesquisar:

EPO participa em reunião internacional em Patras, Grécia

Entre os dias 8 e 10 de fevereiro, a Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Ourém, Margarida Rodrigues, e o Diretor do Departamento de Formação e Emprego da Insignare, Sérgio Fernandes, participaram numa reunião em Patras, Grécia, para o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito do projeto EDGE, financiado pelo programa Erasmus+. Esta iniciativa, que tem como parceiros entidades de várias nacionalidades (Portuguesa, Irlandesa, Galesa, Austríaca e Grega), é desenvolvido em três vertentes (orientações para a redução do abandono escolar, Open Badges e e-Portfólio) e como objetivo central desenvolver abordagens inovadoras (metodologias de orientação e tutoria, estratégias de auto-avaliação, recursos de aprendizagem) para melhorar a empregabilidade dos alunos, bem como apoiar o planeamento da carreira.

Nesta mobilidade, trabalhou-se essencialmente a vertente dos Open Badges, que visa implementar um sistema inovador de certificação de competências, não só técnicas, mas essencialmente pessoais e sociais (soft skills). A criação gráfica dos Badges é da responsabilidade dos alunos do curso de Multimédia da EPO, cujo trabalho realizado até ao momento foi amplamente elogiado pelos parceiros; também o site do projeto é da responsabilidade da Escola Profissional de Ourém, na pessoa do docente José Carlos Alves (http://edgeproject.eu/).

Debateu-se ainda a criação e implementação de uma metodologia de e-portfolio, a implementar pelos alunos, cuja definição de operacionalização será feita em Portugal, que recebe a próxima mobilidade do projeto, entre os dias 15 e 18 de maio próximos.

Imagens