Pesquisar:

EPO recebe “bandeira verde” pelas mãos da Associação Bandeira Azul

No passado dia 07 de outubro realizou-se a cerimónia de entrega dos Galardões “Bandeira Verde”, referentes ao projeto EcoEscolas.
A cidade anfitrião, escolhida para receber um dos maiores eventos escolares, foi Oliveira de Azeméis. A cerimónia contou com a presença de cerca de 700 escolas e mais de 5000 alunos vindos de todo o país. Este galardão distingue as escolas com boas práticas ambientais e que implementaram com sucesso os sete passos do programa de educação ambiental definidos pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Pelo segundo ano consecutivo, a EPO viu o seu esforço reconhecido, o que indicia que a educação ambiental e a formação cívica são um projeto transversal na nossa Instituição.

Para assinalar esta importante distinção, uma comitiva de 5 alunos, os ecodelegados Vânia Lima, Ana Rita, Daniela Santos, Flávio Faria e Daniel Oliveira, acompanhados com a professora responsável pela implementação do projeto, Célia Vieira, deslocaram-se a Oliveira de Azeméis para receber a Bandeira Verde que, em breve, será orgulhosamente ostentada no mastro da nossa escola.

O programa teve início às 09:30h e até às 13:00h contemplou uma eco-mostra composta por ateliês, jogos, exposições e pinturas faciais. A entrega dos galardões iniciou-se às 14:30h e Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, deu início aos discursos institucionais referenciando que “É importante que as escolas se possam diferenciar por fatores positivos e a atribuição da bandeira verde é um diploma de qualidade em práticas ambientais como são exemplos a reciclagem do lixo e a poupança da água e da eletricidade.” A diretora da Associação Bandeira Azul da Europa, Dra. Fátima Vieira, sublinhou que “Esta distinção é o fruto dos esforços das escolas na melhoria do desempenho ambiental e sensibilização da população para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.” Estiveram ainda na mesa representantes dos Ministérios da Educação e do ambiente.

Mas… se por um lado, sentimos muito orgulho por ver o nosso trabalho reconhecido, sentimos também o peso da responsabilidade pelo que, na EPO, queremos que o futuro seja sempre mais ecológico.

Imagens