Pesquisar:

A realização pessoal é um trabalho de grupo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parece uma contradição dizer que a realização pessoal do indivíduo se faz através de um grupo, mas eu explico o que quero dizer com tal.
Na vida de um individuo do séc. XXI existem 3 momentos, que encerram a resposta acerca do seu futuro:
- A formação intelectual e profissional, que determina a sua predisposição para a aprendizagem, para o respeito pelas ideias desenvolvidas, por outros, no passado e para a capacidade no desenvolvimento de ideias próprias.
- A empresa, que veicula o desenvolvimento do indivíduo na sua vertente prática, a aplicação dos conhecimentos e a resolução dos dilemas que surgem sempre que se navega o oceano de ideias e se passa à aplicação dos mesmos.
- E por fim a realização pessoal e profissional que em última análise é o objetivo de todos nós.
Quando me pedem que fale enquanto empresário, para futuros trabalhadores, surge-me esta ideia de que o empresário está para o profissional como o professor está para o estudante. E que ao professor e ao empresário cabe providenciar os caminhos que cada um saberá seguir rumo à realização pessoal e profissional.
Um curso profissional na área de produção em metalomecânica é um passo importante no caminho da formação mas é também um passo para dentro das necessidades da indústria do setor que represento, um setor que há mais de duas décadas garante a realização profissional de três, ou mesmo quatro, gerações de portugueses.
Dirigindo-me aos estudantes e futuros profissionais gostava de transmitir-lhes a minha análise a este trinómio Escola-Empresa-Realização que responde muito provavelmente às aspirações de todos vós.
Gostava que as minhas palavras trouxessem a esperança de que encontrem pela vida pessoas que trabalhando para si próprias também o fazem para os outros. Que sigam esta orientação para as suas vidas, pois só desenvolvendo elos de união poderemos reforçar esta corrente de excelência, que apesar de todas as dificuldades ainda vai pontilhando alguns setores da economia portuguesa.


Melhores cumprimentos
Joaquim Martins

Joaquim Martins (Empresário – Proprietário da FAMOLDE )

Imagens