Pesquisar:

“Engineering & Tooling from Portugal”

 

 

 

 

 

 

 

Portugal é um país privilegiado por ter uma Indústria de Moldes e Plásticos, agora designada de Engineering & Tooling, vanguardista, estruturalmente internacionalizada e inserida em Redes de desenvolvimento internacionais, funcionando como uma infra-estrutura de excelência para a industrialização de produtos à escala global. Esta Indústria, líder internacional, fortemente localizada nas regiões da Marinha Grande e de Oliveira de Azeméis, composta por mais de 500 empresas de pequena e média dimensão, está a tornar-se capital e conhecimento intensiva, apostando nas mais modernas tecnologias e numa articulação permanente com as universidades e outros centros de inovação (como o CENTIMFE). Este património conduziu ao reconhecimento oficial (nacional e internacional), desta Comunidade Industrial e Científica, como - Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling - que é coordenado pela associação Pool_Net – Portuguese Tooling Network (www.tooolingportugal.com).

Assim, hoje a Indústria de Engineering & Tooling Nacional, baseada no seu plano Estratégico que integra uma visão de médio e longo prazo (10 anos), aposta a sua focalização em seis mercados estratégicos (Automóvel, Aeronáutica, Saúde, Eletrónica, Energia & Ambiente, e Embalagem), procurando potenciar não apenas a rentabilização das suas competências e recursos, mas atuando em áreas onde os desafios do futuro são mais promissores.

A abordagem a estes mercados estratégicos, assenta na promoção da sua Marca Coletiva “Engineering & Tooling from Portugal” (que representa o estádio mais elevado da cooperação industrial “Coopetição – Cooperar e Competir”), em que a exigência de utilização impõe às empresas cuidarem com rigor dos valores e atributos que pretendem apresentar ao Mercado.

Por tudo isto, a Indústria de Engineering & Tooling assume-se como uma Indústria de vanguarda, liderando a European Tooling Platform (www.toolingplatform.manufuturenet.eu), suportando a Comissão Europeia nos domínios da Investigação e Inovação, e como tal, necessita crescentemente que Recursos Humanos cada vez mais qualificados, com capacidade de iniciativa, liderança, flexibilidade, e naturalmente com bom domínio da língua inglesa.

Esta é por isso uma Indústria de Futuro, com grande potencial de promover a realização pessoal e profissional, e a imagem competente do nosso País!

* Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
   (www.centimfe.com)


Rui Tocha
Director-Geral do CENTIMFE *

Imagens